A partir tem crase?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.3 / 5 13 votos

Outra dúvida muito frequente sobre a escrita dessa locução consiste no uso ou não da crase — à partir. No entanto, o uso desse acento é mais um erro de ortografia; “a partir” jamais deve ser escrito com crase.

1ª A expressão “a partir de” não usa acento grave; o “a” é apenas preposição. Vale sempre se lembrar de uma regra: não ocorre crase antes de verbo. “A partir da próxima semana, não haverá mais as matutinas reuniões.”

A forma correta é “a partir de”, não importa o contexto. Nem mesmo a crase pode entrar nesta locução, embora seja um erro bastante comum. No dia a dia, falamos essa locução como “apartir de”, mas, da mesma forma que acontece com a palavra “piscina”, devemos ter cuidado na hora de redigir.

Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas. Veja os exemplos: Retornaremos às 14h.

A palavra “faz” se refere à terceira pessoa do singular, no presente do indicativo, do verbo “fazer”. Portanto, dizemos ou escrevemos: “ela faz” ou “ele faz”. Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”.

Escrevemos o verbo TER no presente do indicativo COM o acento circunflexo (TÊM) quando o conjugamos na 3ª pessoa do PLURAL: Eles têm.

Show é a forma correta de escrita da palavra. Show é uma palavra inglesa, sendo um estrangeirismo na língua portuguesa. O substantivo masculino show indica qualquer tipo de espetáculo, podendo ser musical, humorístico, de teatro, de variedades,...

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

As duas formas são corretas. A diferença entre que e quê está, principalmente, na intensidade com que são pronunciados, sendo assim classificados em monossílabo tônico e monossílabo átono. Monossílabo tônico: Você quer o quê? Monossílabo átono: O que você quer?

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

Não usamos crase antes das horas quando as horas são acompanhadas pelas preposições "após, desde, entre, para".

  1. Ligue após as 15h30.
  2. Estive esperando por ele desde as nove da manhã.
  3. O doutor somente pode atender entre as 9h e as 10h.
  4. A marcação foi feita para as 13h.

A forma correta de escrita é das 9h às 18h, com crase. A construção das 9h as 18h, sem crase, está errada. Representada com acento grave, a crase é a contração de duas vogais iguais, sendo a contração mais comum a da preposição a com o artigo definido feminino a: a + a = à.

Faltam, forma conjugada indicativa da 3. ª pessoa do plural, deverá ser usada com sujeitos no plural: Faltam dois dias para meu aniversário. Faltam duas semanas para meu aniversário.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Aonde ou onde: qual a diferença? Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.