A disposição tem crase?

Perguntado por: vcapelo . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.5 / 5 4 votos

É interessante lembrar que o uso do acento indicativo da crase é facultativo antes dos pronomes possessivos femininos: “Estou à sua disposição ou a sua disposição” (= ao seu dispor ou a seu dispor). Portanto, o correto é “Estou à disposição”.

Já o termo “à disposição” é uma locução verbal usada para indicar quando alguém está disponível para ajudar ou auxiliar algo e/ou alguém.

O que significa estar à disposição da empresa?” Quando nos deparamos com o termo “à disposição da empresa”, na verdade trata-se do período de sobreaviso.

Para indicar que uma pessoa está ao dispor, pronta para auxiliar ou ser útil, a forma correta é à disposição, com crase: Estou à disposição para mais informações. Fico à disposição para qualquer esclarecimento.

A crase não deve ser empregada junto aos pronomes relativos QUE, QUEM e CUJO(A).

Como se escreve “a disposição”: com ou sem crase? Essa expressão, assim como tantas outras na nossa Língua Portuguesa, leva crase sim!

1 Ação ou efeito de dispor. 2 Local em que algo ou alguém se encontra, se posiciona; localização, posição, situação. 3 Estado de espírito; ânimo, entusiasmo, humor.

Na frase "Permanecemos à sua disposição para quaisquer esclarecimentos QUE SE FAÇAM ou QUE SE FIZEREM necessários", qual é a forma verbal correta? Tanto faz. As duas formas são corretas.

I'm at your disposal, if you need any help with anything.
Estou à sua disposição, se você precisar de alguma coisa. Veja que além de adequar a frase para a pessoa (somebody) que estamos falando também vamos trocar a palavra something por um objeto.

Deixar à disposição (de outrem).

Muitos costumam dizer “maiores esclarecimentos”, “maiores informações”. Maiores indica “tamanho” – só se for uma informação bem grande. Use mais informações, mais esclarecimentos. A parte da gramática que trata desse assunto é concordância verbal caso você queira pesquisar mais sobre isso.

Quanto à concordância nominal, não existe maiores dificuldades, pois QUALQUER deve concordar com o termo a que se refere. Se o referente estiver no singular, usa-se QUALQUER; se estiver no plural, usa-se QUAISQUER.