Tem vírgula depois do SE NÃO?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.3 / 5 10 votos

Há outras situações em que o verbo pode estar implícito e é a vírgula quem vai decidir se escrevemos senão ou se não. Por exemplo: Chegue cedo, se não [chegar], vai perder o lugar!

A expressão “se não” deve ser pensada como duas palavras separadas. É o sinônimo de “caso não”, ou seja, a negativa de uma condição. Dessa forma, escrevemos “se não” quando o termo tem sentido de: Quando não.

A expressãose não” é composta por uma conjunção condicional (“se”) e por um advérbio de negação (“não”). Assim, é uma expressão usada para indicar a negação de uma condição, podendo ser substituída por “caso não”.

Então anote a dica. Escreva SENÃO tudo junto quando significar DO CONTRÁRIO. Assim, na frase “Fale alto, SENÃO ninguém vai ouvir”, devemos escrever esse SENÃO tudo junto, pois tem o sentido de “Fale alto, DO CONTRÁRIO ninguém vai ouvir”. Devemos escrever SE NÃO separado quando pudermos substituir por CASO NÃO.

para separar as orações coordenadas sindéticas, salvo as introduzidas pela conjunção e — Não era velho, mas parecia nunca ter sido novo».

O «se» coloca-se depois do verbo (posição enclítica), quando pertence a uma oração principal ou independente na forma afirmativa: «Recomenda-se a substituição», «Diz-se que vai chover», «Eles casaram-se», «Ele feriu-se».

Exemplos:

  1. Venderam-se várias casas.
  2. Compra-se ouro.
  3. Alugam-se quartos para estudantes.
  4. Entregam-se encomendas.
  5. Poupou-se dinheiro com a compra de roupas usadas.

O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias.

“Demais” expressa intensidade e quantidade = “muito” (contrário de “pouco”); “De mais” expressa apenas quantidade = “a mais” (contrário de “a menos”, “de menos”).

Retomando brevemente o conteúdo, aonde é usado para lugar e sugere movimento. Onde, por sua vez, embora também seja empregue para lugar, indica permanência. Ao gravar essa norma, as suas chances de aplicar o termo correto são altas.

Sequer é um advérbio de intensidade, sempre usado em orações negativas. Esse advérbio, cujo significado é “ao menos”, “pelo menos”, não tem, por si só, sentido negativo.

Enfim, escrito junto, é um advérbio de tempo sinônimo de finalmente, por último, para finalizar e em suma. Por exemplo: “enfim, a sós”. Em fim, escrito separado, é uma locução adverbial de tempo que significa no final de algo, como em: “Beto está em fim de carreira”.

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

Se ele introduzir uma enumeração (exemplos), a vírgula é necessária, em razão da pausa que se faz na fala. Em se tratando de comparações, não.