Tem vírgula depois do SE NÃO?
Há outras situações em que o verbo pode estar implícito e é a vírgula quem vai decidir se escrevemos senão ou se não. Por exemplo: Chegue cedo, se não [chegar], vai perder o lugar!
Como usar o SE não
A expressão “se não” deve ser pensada como duas palavras separadas. É o sinônimo de “caso não”, ou seja, a negativa de uma condição. Dessa forma, escrevemos “se não” quando o termo tem sentido de: Quando não.
O que significa a expressão se não
A expressão “se não” é composta por uma conjunção condicional (“se”) e por um advérbio de negação (“não”). Assim, é uma expressão usada para indicar a negação de uma condição, podendo ser substituída por “caso não”.
Quando se usa senão E se não
Então anote a dica. Escreva SENÃO tudo junto quando significar DO CONTRÁRIO. Assim, na frase “Fale alto, SENÃO ninguém vai ouvir”, devemos escrever esse SENÃO tudo junto, pois tem o sentido de “Fale alto, DO CONTRÁRIO ninguém vai ouvir”. Devemos escrever SE NÃO separado quando pudermos substituir por CASO NÃO.
Quando usar a vírgula antes do não
para separar as orações coordenadas sindéticas, salvo as introduzidas pela conjunção e — Não era velho, mas parecia nunca ter sido novo».
Onde se coloca o se
O «se» coloca-se depois do verbo (posição enclítica), quando pertence a uma oração principal ou independente na forma afirmativa: «Recomenda-se a substituição», «Diz-se que vai chover», «Eles casaram-se», «Ele feriu-se».
Como usar se em uma frase
Exemplos:
- Venderam-se várias casas.
- Compra-se ouro.
- Alugam-se quartos para estudantes.
- Entregam-se encomendas.
- Poupou-se dinheiro com a compra de roupas usadas.
Faz 3 dias ou há 3 dias
O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias.
Estou feliz demais ou de mais
“Demais” expressa intensidade e quantidade = “muito” (contrário de “pouco”); “De mais” expressa apenas quantidade = “a mais” (contrário de “a menos”, “de menos”).
Qual a diferença entre onde é aonde
Retomando brevemente o conteúdo, aonde é usado para lugar e sugere movimento. Onde, por sua vez, embora também seja empregue para lugar, indica permanência. Ao gravar essa norma, as suas chances de aplicar o termo correto são altas.
E se quer ou sequer
Sequer é um advérbio de intensidade, sempre usado em orações negativas. Esse advérbio, cujo significado é “ao menos”, “pelo menos”, não tem, por si só, sentido negativo.
Qual é a diferença entre Enfim e em fim
Enfim, escrito junto, é um advérbio de tempo sinônimo de finalmente, por último, para finalizar e em suma. Por exemplo: “enfim, a sós”. Em fim, escrito separado, é uma locução adverbial de tempo que significa no final de algo, como em: “Beto está em fim de carreira”.
Onde foi ou aonde foi
Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"
Como tem vírgula antes ou depois
Se ele introduzir uma enumeração (exemplos), a vírgula é necessária, em razão da pausa que se faz na fala. Em se tratando de comparações, não.