Tem o número do RG na carteira de motorista?

Perguntado por: ibarbosa . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

A versão atual do documento possui informações pessoais como o número de CPF e número de RG. Por esse motivo, ela também pode ser usada no Brasil como documento de identificação.

A CNH atual, contém fotografia, número de CPF, número de RG, entre outras informações pessoais do condutor.

Os RG sem o dígito verificador estão desatualizados, motivo pelo qual os sistemas recusam. É necessário que o usuário providencie um novo documento, com a inclusão do dígito, junto aos órgãos competentes de seu município.

Agora, o documento de identidade apresenta mais informações, como o número da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a indicação de algumas deficiências.

A resposta é não. De acordo com o governo, "são documentos distintos, com leis distintas".

Para saber como consultar o número do RG pelo CPF é preciso acessar o Meu INSS, da Previdência Social, pelo site ou pelo aplicativo (disponível em iOS e Android). Lá estão muitos dados cadastrados no governo e é o jeito mais simples de ter o número do RG de forma rápida.

Número do RG (formado pelo ano de expedição com 2 ou 4 dígitos)  + nº do RG (6 dígitos). Na 2ª via é assumido o ano de expedição da 1ª via para a formação de número.

Como comentamos acima, se o documento tiver mais de 10 anos, embora isso não esteja previsto em lei, ele pode não ser aceito em alguns lugares e serviços, como instituições bancárias, aeroportos, previdência e outros.

É encontrado na FACE B do documento, abaixo da assinatura. Como vemos no exemplo a esquerda.

Se o RG é o documento de identidade geral do brasileiro, qual é a identidade do estrangeiro no país? Na realidade, podemos citar dois documentos: RNM e RNE. De forma geral, ambos significam a mesma coisa.

RNM e RNE são as nomenclaturas do Registro Nacional Migratório e sua versão anterior, o Registro Nacional de Estrangeiros. Trata-se dos documentos utilizados para identificar os estrangeiros com residência temporária ou permanente no território brasileiro.

A partir de março de 2023, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) começa a ser emitida em todo o país, de acordo com o decreto nº 10.977/2022. No documento, o CPF irá substituir o RG como número de identidade.

A nova CNH ampliou a segurança do documento do motorista, com uso o de tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta. As CNHs no modelo antigo continuam valendo de acordo com a data impressa no documento. Porém, em algumas situações, a emissão da nova CNH é obrigatória.