Tem crase depois de até?

Perguntado por: obotelho . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 8 votos

“Até” antes de horas. Antes da indicação de um horário usamos crase, mas se antes das horas vier a preposição “até”, o seu uso é facultativo. Exemplos: Chegarei ao restaurante até as 20h.

“Chegarei em casa até as 20h” ou “Chegarei em casa até às 20h. “Caminhamos até a praça” ou “Caminhamos até à praça.” “Vou levar até as últimas consequências” ou “Vou levar até às últimas consequências.” Em todos os casos o uso é facultativo, pois é certo dizer “até” ou “até a”, com ou sem a preposição “a”.

Quando indica limite ou espaço ou quantidade, a palavra até é uma preposição. Exemplificando: «podemos caminhar até aqui»; «o espetáculo dura até amanhã»; «estamos a pensar ir até ao Gerês»; «o pavilhão alberga até 3000 pessoas».

De acordo com o conhecimento do qual já dispomos, constatamos que “até” representa uma preposição e, como tal, sua função é a de ligar termos em uma determinada oração. Assim, são considerados corretos os exemplos: Vamos até o colégio.

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

Ocorre que a preposição “até”, excepcionalmente e por motivo de clareza, pode ser seguida da preposição “a”. Sendo assim, escrever até as 23 h ou até às 23 h é indiferente, porque neste caso não há o perigo de confusão com a partícula inclusiva.

Essa rejeição ao "mim" só se dá com a preposição ENTRE. Com as demais preposições o uso desse pronome é natural: a mim, até mim, contra mim, de mim, em mim, para mim, por mim, sem mim etc.

1.1.
Antes da indicação de um horário usamos crase, mas se antes das horas vier a preposição “até”, o seu uso é facultativo. Exemplos: Chegarei ao restaurante até as 20h. OU Chegarei ao restaurante até às 20h.

Indica limitação: 3 no máximo, não mais que, apenas, somente, tão somente, só, tão só.

No século XIV predominou a forma ataa até chegar à forma do português moderno “até”, definida pelo autor como preposição que indica limite a que se chega no espaço, no tempo, na ação, na quantidade ou intensidade.

As duas construções estão corretas. A crase é facultativa após a preposição até: Vou até a loja com você. Vou até à loja com você.

Regra geral, ocorre crase na indicação de horas: Ele chegou às 19h. Saio do trabalho às 14h. A reunião começou às 10h.

De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas. Veja os exemplos: Retornaremos às 14h. Às sete horas inicia o meu plantão.