Tem crase antes de mês?
Todos o meses do ano são substantivos masculinos. Como norma, não devemos usar a crase antes de palavras masculinas. Por isso, não usamos o acento grave entre os meses do ano: O ano letivo vai de fevereiro a novembro.
Tem crase entre dias do mês
Nunca se deve usar a crase entre datas. Observe: As inscrições estarão abertas de 21/07 a 30/8.
Pode ter crase antes de número
A crase não deve ser empregada junto a numerais cardinais ou ordinais, exceto em casos especiais. Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.
Tem crase antes de dias
Vejamo-las: Inadequação gramatical: Não se deve usar o acento indicador de crase entre os dias da semana sem determinante. O adequado, então, é “de terça a sexta” ou “de terça-feira a sexta-feira”. A ausência do acento indicador de crase ocorre em virtude da correlação de elementos sem determinante.
Será às 15h tem crase
De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas. Veja os exemplos: Retornaremos às 14h. Às sete horas inicia o meu plantão.
Será às 10h tem crase
Regra geral, ocorre crase na indicação de horas: Ele chegou às 19h. Saio do trabalho às 14h. A reunião começou às 10h.
Tem crase antes de horário
Na indicação de horário, sempre usamos crase. As exceções são apenas para os casos em que as preposições "após, desde, entre, para" antecede as horas.
Tem crase entre as horas
A forma correta de escrita é das 9h às 18h, com crase. A construção das 9h as 18h, sem crase, está errada. Representada com acento grave, a crase é a contração de duas vogais iguais, sendo a contração mais comum a da preposição a com o artigo definido feminino a: a + a = à.
Foi a padaria tem crase
Portanto, nesse caso, o “a” antes de padaria é com acento grave: Estou indo à padaria. Por quê? Porque há o “a” – exigido pelo verbo ir (ir a algum lugar) + outro “a” – que acompanha “padaria” – a padaria. Então a + a = à ( usamos só uma letra” a”, e a outra representamos pelo acento.
Tem crase em a tarde
Há casos em que não ocorre crase (união da preposição a com o artigo definido a), mas o acento grave é usado por motivos de clareza: à força, à medida, à míngua, à faca, à noite, à tarde, à mão, à distância.
Vai a feira ou vai a feira
Em linguagem escrita, a crase é representada pelo acento grave. Exemplo: Vamos à cidade logo depois do almoço. Observe que o verbo ir requer a preposição a e o substantivo cidade pede o artigo a.
Vai a tarde tem crase
Quando empregar a tarde e à tarde? Sempre que quisermos indicar um momento do dia, devemos usar à tarde com crase, pois se trata de uma locução adverbial de tempo: O supermercado abrirá somente à tarde.
Quando se usa a crase exemplos
O fenômeno da crase é indicado ortograficamente através do uso do acento grave. Exemplos: Gosto de comida à mineira. Fomos àquela cidade no mês passado.