Tem crase antes de alegria?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

O emprego de sinal indicativo de crase em “à alegria” e “à amizade”, na linha 9, e em “... O emprego de sinal indicativo de crase em “à alegria” e “à amizade”, na linha 9, e em “à disciplina” e “à discriminação”, na linha 10, se deve à regência de “respeito” (l.

Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo. Em alguns casos, a palavra feminina está subentendida, como ocorre normalmente com moda e maneira: salto à Luiz XV (à moda de Luiz XV) e escrita à Camões (à maneira de Camões).

Ocorre crase: Antes de palavras femininas em construções frásicas com substantivos e adjetivos que pedem a preposição a e com verbos cuja regência é feita com a preposição a, indicando a quem algo se refere, como: agradecer a, pedir a, dedicar a,… Aquele aluno nunca está atento à aula.

A crase não deve ser empregada junto a verbos. O fenômeno da crase existe quando há uma fusão (ou contração) entre a preposição "a" e o artigo definido feminino "a". Logo, se a palavra seguinte à preposição "a" for um verbo, o acento grave indicativo da crase não é admitido.

A crase é utilizada quando temos a união de uma preposição “a” com um artigo femino “a”. Veja alguns exemplos: Aquele aluno nunca está atento à aula. Suas atitudes são idênticas às de sua irmã.

A crase só ocorre antes de pronomes demonstrativos que iniciem com a vogal “a” ou antes de substantivos femininos que são antecedidos pelo artigo “a” – por isso, nunca deve ser utilizada antes de palavras masculinas.

5 dicas simples sobre o uso da crase

  1. Apenas antes de palavras femininas. ...
  2. Em expressões que indiquem hora. ...
  3. Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
  4. Não ocorre antes de palavra masculina (na maioria das vezes) ...
  5. Casos em que a crase é opcional.

OBS.: Os únicos pronomes de tratamento que admitem crase antes de si são senhora e senhorita . Observe: Dirijo-me à senhora com todo respeito.

A crase deve ser usada nos seguintes casos:

  1. antes de palavras femininas;
  2. na indicação de horas;
  3. nas locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas femininas;
  4. antes da expressão "à moda de", mesmo quando ela esteja subentendida.

– Nada foi igual às suas atitudes. Nessa frase o acento indicador de crase é obrigatório, pois há tanto a preposição a quanto o artigo as: a +as suas atitudes.

Nunca se deve usar a crase entre datas. Observe: As inscrições estarão abertas de 21/07 a 30/8. Sobre emprego da crase em numerais é isso.

Simplificando: só ocorre crase, se existe a + a.
Se há duas vezes a mesma letra (a), vamos usar só uma e a outra será representada pelo acento grave. E se você não tem mais dúvidas na crase, também não fique em dúvida na hora de escolher a sua faculdade.

A palavra crase é de origem grega e significa fusão, mistura. Em gramática, basicamente a crase se refere à fusão da preposição a com o artigo feminino a: Vou à escola. O verbo ir rege a preposição a, que se funde com o artigo exigido pelo substantivo feminino escola: Vou à (a+a) escola.

b) Ocorre a crase somente se os nomes femininos puderem ser substituídos por nomes masculinos, que admitam ao antes deles: Vou à praia. Vou ao campo. As crianças foram à praça.

Deverá dizer: "Eu vou à feira." O verbo ir no sentido de partir de um lugar para outro não se emprega com a preposição em, mas, sim, com as preposições a, para ou de, conforme exemplifico abaixo.

A crase não deve ser empregada junto a pronomes pessoais. Os pronomes pessoais são aqueles que apontam para as pessoas do discurso ou a elas se referem. Eles podem ser pessoais do caso reto (eu, tu, ele e etc.)