Tem borracha que apaga tinta de caneta?

Perguntado por: obernardes . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 2 votos

A borracha de apagar Prima é indicada para apagar escrita a lápis de lapiseira (parte vermelha), e remover marcas de tinta de caneta e lápis de cor (parte azul).

Para apagar completamente a caneta do papel, você pode precisar passar a borracha várias vezes sobre o mesmo local. Você também pode usar um pano para esfregar a borracha no papel para ajudar a apagá-lo.

É bom usar álcool ou removedor de esmalte. Se a mancha estiver fresca, passe um pano e tente tirar o máximo possível da mancha. Caso a tinta já tenha secado, use um algodão embebido em água na mancha.

Conforme você escreve, o espaço ocupado pela tinta dentro da caneta vai diminuindo e desenvolvendo um vácuo. Este vácuo pode fazer a carga subir e vazar. Então, sim, o tal do buraco evita possíveis vazamentos.

Borracha abrasiva
Sabe aquela famosa borracha de duas cores em que um dos lados é utilizado para apagar tinta de caneta? Essas são borrachas abrasivas. Em vez de retirar o pigmento do papel, como é feito com o grafite, essa borracha funciona como uma espécie de lixa, retirando a camada mais à superfície.

Borracha natural ou de látex
Este modelo é ideal para a realização de desenhos técnicos, já que a borracha é macia e suave, não danificando a superfície do desenho durante os movimentos de apagar.

No caso das manchas de caneta, o álcool consegue decompor o óleo presente na tinta. Por isso, o álcool é ideal para manchas grandes. Nesse caso, umedeça um pedaço de algodão ou esponja com álcool. Você também pode colocar uma quantidade pequena de álcool em um pano limpo.

Em um algodão, pingue algumas gotas de detergente neutro e passe sobre a mancha de tinta seca. Ao remover todo o excesso, aplique mais detergente sobre a mancha que restou e deixe agir por uma hora. Feito isso, é só esfregar a mancha com um algodão e lavar normalmente – se não sair tudo, repita o processo.

A sensação, segundo a fabricante, é a mesma de usar uma caneta comum. Durante três dias, o escrito pode ser apagado normalmente com qualquer borracha — não aquelas que mais parecem lixas. O grafite passa a ser permanente após o terceiro dia.

O que faz a borracha apagar? A escrita no papel se dá graças ao depósito de grafite (provindo do lápis) sobre a mesma. A grafite tem com a folha de papel uma força de adesão, e a borracha entra para quebrar as moléculas que deram origem a esta ligação.

A Borracha de Apagar Prima possui duas cores, com funções distintas. A parte vermelha é indicada para apagar escrita a lápis e lapiseira. Já a parte azul é indicada para remoção de tinta de caneta e lápis de cor.

O que explica essa funcionalidade é que a parte azul da borracha é um pouco mais dura, abrasiva. Por isso, seus cristais pontiagudos que compõem a borracha promovem o desgaste da superfície até o completa remoção. Ademais, a parte vermelha é indicada para remoção de escrita a lápis e lapiseira.

Para apagar um desenho sem rasurar o papel, não sabe onde está a borracha, não esquente, dica antiga: miolo de pão bem amassadinho resolve o problema. Amasse bem o miolo com as mãos e esfregue no papel várias vezes, como se faz com a borracha. Repita várias vezes, se o lápis estiver muito forte.

Mais conhecida como borracha plástica, a borracha de vinil é bastante eficiente para apagar traços. A sua textura macia permite uma boa absorção do grafite e preserva bem o papel. Diferente das borrachas escolares, ela não esfarela, criando pouco resíduo na hora de apagar.

A fórmula única "Dust-Free" torna o apagador macio e garante um excelente apagamento limpo e sem manchas. O resíduo e o pó do apagador se enrolam facilmente para facilitar a limpeza. A borda de conforto (cantos chanfrados) é trabalhada com cuidado para um apagamento preciso e para evitar quebras.