Sou Mei Como faço para comprovar renda?

Perguntado por: hgaspar . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Como comprovar renda sendo MEI?

  1. Imposto de Renda. A primeira forma que você conseguir comprovar renda sendo MEI é por meio da declaração do Imposto de Renda que realiza todos os anos. ...
  2. Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) ...
  3. DECORE. ...
  4. Extratos bancários.

Para o Microempreendedor Individual, o ela pode ser:

  1. O livro-caixa da empresa;
  2. As notas fiscais emitidas pelo MEI;
  3. A Declaração Anual do MEI;
  4. O Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA);
  5. As guias de pagamento de contribuição previdenciária individual.

No geral, é importante saber que o comprovante de renda para autônomo pode ser qualquer documento que apresente as suas informações pessoais, como nome completo, CPF e CNPJ, junto da sua renda ou de um valor recebido.

Para emitir a Decore, o profissional pode acessar a página do Conselho Regional da sua jurisdição e acessar a aba de fiscalização ou DECORE na qual apresentará o link específico do sistema. Neste espaço, o acesso será permitido com certificação digital e-CPF, do CPF ou por meio de CPF e senha do profissional.

A DECORE consiste em uma declaração contábil por meio da qual é possível comprovar seus ganhos. Para elaborá-la, é necessário um conjunto de documentos comprobatórios de rendimento. Assim, é possível utilizá-la em diversas situações, como na solicitação de um empréstimo pessoal.

Uma opção rápida e prática de comprovante de renda para autônomo é o extrato bancário. O extrato nem sempre é aceito em algumas instituições e, geralmente, o documento deve apresentar as movimentações de pelo menos 3 meses. Portanto, confira antecipadamente se esse documento é aceito.

Se você tem uma microempresa e sonha com a casa própria, o financiamento para MEI pode ser a solução. Com um processo simples e vantagens na análise de crédito, essa alternativa facilita a obtenção do financiamento.

Para qualificação de financiamento em programas públicos, o principal critério é o tempo de formalização do MEI, com um tempo mínimo exigido pelo programa de 6 meses a 1 ano.

Para solicitar o Pronampe para MEI 2023, a empresa precisa buscar uma instituição financeira credenciada e fazer a proposta de empréstimo. Antes, deve-se autorizar a Receita Federal a compartilhar os dados de faturamento com a instituição escolhida. O processo é feito online, por meio do portal e-CAC.

Os documentos que o autônomo pode usar para comprovar renda são o extrato bancário e a Decore. Também é possível que os autônomos apresentem a Declaração de Imposto sobre a Renda de Pessoa Física e Recibo de Pagamento Autônomo, porém pode ser que outros documentos sejam apresentados em conjunto.

Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
A CTPS é considerada um dos principais meios para comprovar a renda, já que indica o valor do salário bruto recebido pelo trabalhador que está sob regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos); DIRPF (Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física); Extrato Bancário; Carteira de Trabalho.

O modelo atual do MEI foi concebido para negócios realmente pequenos, permitindo um faturamento mensal de até R$6.750. Tem que ficar claro que não existe uma regra específica sobre o faturamento mensal do MEI: a regra fala apenas do limite de faturamento anual, atualmente de R$ 81 mil.