Como funciona o DDA do Bradesco?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 6 votos

O DDA – Débito Direto Autorizado é um sistema que permite que todos os compromissos de pagamentos emitidos por meio de boletos de cobrança para os clientes, pessoas físicas e jurídicas, sejam recebidos eletronicamente por intermédio do Bradesco.

Como usar. Seus boletos registrados são encaminhados automaticamente para o seu celular via SMS. Além dos dados – como a data de vencimento e o valor – você recebe dois códigos: um para agendar o pagamento e outro para pagar na hora. O Bradesco envia a primeira mensagem antes da data de vencimento da conta.

Pelo Internet Banking

  1. No menu lateral, acesse a opção “Pagamento e recarga”.
  2. Clique nem “Recebimento automático de boletos DDA”.
  3. Em seguida, clique em “Pagar boletos recebidos” e selecione o boleto que deseja pagar.
  4. Pronto! Não dava pra ser mais fácil, hein?

A responsabilidade é do banco emissor e, em última instância, da empresa ou organização que solicitou a emissão do boleto. E você pode obter essas informações na própria tela do DDA. Mesmo assim, é muito importante entender que o registro de um boleto em seu CPF não o obriga a pagá-lo.

O que vai acontecer se eu não pagar o boleto eletrônico? Não se preocupe que a dívida não será cobrada duas vezes, pode ignorar o papel e pagar via DDA, a dívida será liquidada e com todas as vantagens apresentadas.

Enquanto no débito automático a conta é debitada todo mês na data escolhida, no DDA você, inicialmente, apenas visualiza os boletos emitidos em seu CPF e CNPJ e, caso queira, é possível realizar o pagamento antes mesmo da conta física chegar até você.

A consulta poderá ser feita a qualquer momento, nas agências bancárias ou no Internet Banking, em “Pagamentos”.

Agilidade: as cobranças chegarão em um dia útil. Atualmente, esse prazo é de até seis dias úteis após o registro.

Como funciona o sistema de pagamento DDA? Quando um boleto é gerado no CPF de um cidadão brasileiro, incluindo seu nome, valor e prazo de pagamento, o sistema do DDA identifica essa cobrança e comunica ao banco. A cobrança é lançada diretamente na conta do devedor, mesmo que o credor do débito seja outro banco.

Primeiramente, para habilitar o DDA, é preciso verificar como funciona esse tipo de serviço na instituição financeira ou banco comercial na qual se tem uma conta. Dessa forma, é possível cadastrar o DDA nos canais de comunicação do banco, como o internet banking, ou até mesmo falando diretamente com o gerente.

Baixa possibilidade de fraudes e cobranças indevidas. Redução da emissão de papel e impactos ambientais. Desvantagens: O serviço pode ser cobrado ou fazer parte de pacotes de serviços tarifados.

Ou seja, se você ou seu cliente deseja que seja excluído do DDA, será necessário entrar em contato com o próprio banco para retirar, pois não temos acesso para alterar essa informação.