Como saber de onde vem o boleto?

Perguntado por: abelchior . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Em um boleto autêntico, o código de barras que aparece na região superior do documento deve ser o mesmo que aparece na parte inferior. Os três primeiros números da sequência correspondem ao código do banco emissor do documento — por exemplo, boletos do Bradesco sempre começam com 237, e os da Caixa, com 104.

O primeiro passo para verificar boleto é analisar atentamente os códigos de barras que ficam na parte de cima e de baixo do documento, pois eles devem ser iguais. Os 3 primeiros dígitos do código de barras correspondem ao banco emissor (por exemplo, o código da Caixa Econômica é 104 e do Banco Sicoob é 756).

4. Confira o código de barras. Aquela série longa de números também pode te ajudar a identificar se um boleto é ou não falso. Os três primeiros números dessa sequência representam o código do banco do beneficiário.

O DDA permite que o consumidor tenha a visualização eletrônica de todos os boletos emitidos em seu CPF ou CNPJ, o serviço permite que o consumidor consulte e pague via rede bancária digital (internet banking ou aplicativo) sem depender da cobrança enviada por Correios.

Como consultar contas e dívidas do seu CPF usando o Registrato do Banco Central. O Registrato é uma ferramenta gratuita do Banco Central que permite a consulta de contas, financiamentos e empréstimos ligados ao seu CPF ou CNPJ. A pesquisa é feita em poucos minutos e de forma gratuita.

O CNPJ do emissor deve estar descrito no boleto bancário, mas pode ser que a razão social da empresa seja completamente desconhecida para você. Nesse caso, pegue o número do CNPJ e cheque no site do Ministério da Fazenda se o número em questão corresponde à empresa da cobrança.

No campo de cedente/beneficiário é indicado quem recebe o valor da cobrança, que pode ser o emissor ou a instituição de pagamento. Já o sacado/pagador, como o nome indica, é a pessoa que vai efetuar o pagamento do documento. Também é possível verificar as informações do beneficiário presentes no boleto, como o CNPJ.

É a representação gráfica do código, utilizada para automatizar a identificação do boleto por meio do leitor óptico. A composição e a disposição desses números variam de banco para banco, podendo conter o número da agência e da conta-corrente, o código do cliente, o valor e outros dados.

Nome do beneficiário/cedente
Também conhecido como cedente, o beneficiário do boleto bancário é quem emite a cobrança e recebe o pagamento. Esse papel pode ser desempenhado tanto por uma pessoa física quanto jurídica. Neste último caso, o cedente é a empresa que vendeu o produto ou que prestou o serviço.

A autenticidade do boleto de pagamento pode ser verificada no site do Detran, www.detran.df.gov.br, no menu “consulta veículos” ou pelo serviço de atendimento ao cidadão no telefone 154.

O DDA é uma ferramenta gratuita oferecida pelos principais bancos do país. O correntista só precisa efetuar o cadastro pelo internet banking uma única vez, depois disso ele passa a ser notificado eletronicamente sobre todo e qualquer boleto que seja emitido em seu CPF.

Normalmente ele fica na parte inferior da notinha e pode ser identificado pela palavra “Objeto”. O Rastreio do Correios (Sedex ou Pac) é feito com o código que está localizado no comprovante do cliente, onde está escrito a palavra “Objeto.”

Ao checar o código de barras do boleto, o número registrado deve ser o mesmo na parte superior e inferior do documento. Além disso, os três primeiros números também devem remeter ao código do banco que emitiu o boleto, enquanto os últimos dígitos devem representar o valor a ser pago.

O que fazer nessas situações? Tanto nos casos onde há cobrança indevida por dívida já paga ou por ter havido fraude, a primeira coisa a ser feita é entrar em contato com a empresa e explicar a situação. Anote todos os números de protocolo dos canais de atendimento.