O que fazer no dia da Crisma?

Perguntado por: afarias . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 17 votos

No momento da Unção com o Santo Óleo do Crisma, o crismando deve aproximar-se do Bispo, acompanhado do padrinho ou madrinha. Este (a) deve estar à esquerda do crismando, colocando sua mão direita sobre o ombro do afilhado (a).

Durante o Crisma, o Bispo impõe as mãos e unge com o óleo consagrado, sinal de abundância, alegria, purificação, agilidade para a luta e cura. Por fim, é sinal de uma consagração, pois os que são ungidos participam mais na missão de Jesus Cristo e na plenitude do Espírito Santo.

Todos respondem: Amém. (Isso quer dizer: “Assim seja, queremos que assim seja!”.) Então segue-se a crismação propriamente dita. Quem estiver auxiliando o bispo, um diácono, ou um acólito, ou o sacerdote que estiver concelebrando, traz o Óleo do Crisma ao bispo.

Se o batismo é de uma criança, Padrinho ou Madrinha também têm a tarefa de pronunciar por ela as promessas do Batismo. Por ocasião do Crisma, geralmente um Padrinho acompanha o jovem, uma Madrinha a jovem, auxiliando ambos os jovens fiéis na sua “confirmação” como membros da Igreja.

Os crismandos vão ser ungidos e consagrados com o óleo santo do Crisma e recebem o Espírito Santo. Enquanto se realiza este ato central da Crisma, toda a comunidade se põe em oração, no silêncio, rezando por todos os crismandos. (Organiza-se a fila para apresentar-se ao Arcebispo o que vai ser crismado.

Não é necessária a utilização de velas. Imposição das mãos. Unção do Crisma. No momento da Unção com o Santo Óleo do Crisma, o crismando deve aproximar-se do Bispo, acompanhado do padrinho ou madrinha.

Para ser padrinho ou madrinha, devem se cumprir as mesmas exigências pedidas para o Batismo, ou seja: tenha completado dezesseis anos, seja crismado, e tenha recebido a Eucaristia, se for casado, que o seja no religioso.

Para o Crisma haja, quanto possível, um padrinho ou uma madrinha (cânone 892). O ideal é que seja um dos padrinhos do Baptismo (cân. 893 § 2), mas pode ser outra pessoa. Não seja o pai ou a mãe do confirmando (cân.

São em momentos como a própria Missa, durante uma Adoração Eucarística, nas novenas, em velórios, procissões, na nossa oração pessoal ou na oração em família, enquanto recitamos o terço, quando a capelinha chega na nossa casa, por exemplo.

De acordo com o Código de Direito Canônico, admite-se “apenas um padrinho ou uma só madrinha, ou também um padrinho e uma madrinha” (Cânon 873). Ou seja, os pais devem escolher um homem e uma mulher para a função. Se preferirem, podem optar por apenas um deles, padrinho ou madrinha.

O padrinho ou madrinha de Crisma deve saber exatamente o conceito de fé e vivê-la intensamente. É aconselhável que seja uma pessoa que ajude o afilhado a caminhar em comunidade na Igreja, é uma espécie de companheiro, treinador. Uma relação de parceria no sentido de viver a vida em comunhão com Deus.

O corsage é um pequeno arranjo floral que, geralmente, é usado no pulso esquerdo. Mas, em alguns casos, ele também pode ser usado na roupa da cerimônia. Além disso, não existe uma regra específica que dite como o adorno deve ser.

A Igreja ensina que os padrinhos devem ser “crentes firmes, capazes e dispostos a ajudar os novos batizados, crianças ou adultos, no caminho da vida cristã”; ter “uma vida de fé de acordo com o papel a assumir” e assim ajudar o afilhado “a levar uma vida cristã de acordo com o batismo e cumprir fielmente as obrigações ...

A Missa do Crisma, é uma missa realizada na Quinta-feira Santa na catedral de cada diocese. Consiste em dois pontos fundamentais: a Bênção dos Santos Óleos, que são os óleos do Crisma, dos Enfermos e do Batismo. a Renovação das Promessas Sacerdotais por parte dos sacerdotes diante do Bispo.

Mateus 26:26–28; Lucas 22:15.