Sou fã demais ou de mais?

Perguntado por: ocunha . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 8 votos

“Demais” expressa intensidade e quantidade = “muito” (contrário de “pouco”); “De mais” expressa apenas quantidade = “a mais” (contrário de “a menos”, “de menos”).

Estou cansado demais ou de mais: qual o certo? Como "demais" junto é um advérbio de intensidade e significa muito, algo "mais do que o normal", o correto é escrever "estou cansado demais", uma vez que a expressão quer dizer que a pessoa está muito cansada, bastante cansada.

As palavras demais (junto) e de mais (separado) estão certas, mas devem ser usadas em situações diferentes. Demais indica intensidade e significa: em exagero, muito, os outros, os que restam. Exemplo: Aquele lugar é lindo demais. De mais indica quantidade e significa: a mais.

A forma correta de escrita da expressão é nada de mais, escrita de forma separada. A expressão nada de mais é utilizada para indicar que nada está ocorrendo fora do que é considerado normal, ou seja, que nada está sendo feito acima da medida ou intensidade habitual.

De mais é uma locução adverbial que indica uma noção de quantidade, nesse caso, de maior quantidade, e é o contrário da locução adverbial de menos. Exemplos: Comprei comida de mais, suficiente para muitos dias.

Bom demais ou bom de mais: a forma correta é bom demais. Nada demais ou nada de mais: o correto é nada demais. Amor demais ou amor de mais: a maneira correta de escrever é amor demais. Cedo demais ou certo de mais: o correto é escrever cedo demais.

Demais é usado ao lado de verbos, adjetivos e advérbios para indicar intensidade e excesso:

  1. falar demais (falar excessivamente)
  2. doce demais (intensamente doce)
  3. lindo demais (intensamente lindo)

A palavra demais é um advérbio de intensidade, já de mais é uma locução adjetiva.

De mais: Separado, é uma locução adjetiva que acompanha substantivos, corresponde a “a mais” e seu oposto é de “de menos”. Exemplo: Problemas de mais, dinheiro de menos. Demais: A palavra pode ser um advérbio (adjetivando um verbo), indicando excesso.

De forma excessiva: 1 excessivamente, sobejamente, demais, imenso, muito, sobremaneira, sobremodo, assaz, bastante, deveras, sobreposse, imensamente, exageradamente, em demasia, desmedidamente.

A utilização de demais como um elogio também é bastante comum. Ex: Nunca pensei que algum dia encontraria alguém tão especial. Você é demais! Em alguns casos, a palavra demais também pode ser usada como sinônimo de "além disso".