Que tipo de ação é expressa pelo gerúndio?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 12 votos

O fato é que precisamos estar cientes de que o gerúndio se caracteriza como uma forma nominal aplicável em várias circunstâncias, desde que condizente como tal, ou seja, para expressar uma ação em curso ou uma ação simultânea a outra, ou para exprimir a ideia de progressão indefinida.

O gerúndio é a palavra que expressa uma ação contínua e é uma das formas nominais do verbo assim como o particípio e o infinitivo. A origem o vocábulo vem do latim “gerundium”. O objetivo do gerúndio na língua escrita é justamente dar ao verbo a ideia de continuidade temporal.

O gerúndio deve ser utilizado quando há a intenção de expressar a continuidade do processo verbal, realizando as funções do advérbio ou do adjetivo.

Sua principal característica é conferir ao verbo uma ideia de continuidade, ou seja, de uma ação que ainda está em andamento e que, por isso, não foi finalizada. Observe os exemplos de verbos no gerúndio: As crianças estão brincando no parquinho.

Entenda o que é gerúndio
Gerúndio é uma das três formas nominais existentes na língua portuguesa, as outras duas são o Particípio e o Infinitivo. A característica do gerúndio é expressar a continuidade de uma ação, ou seja, demonstra que ela teve início e continua acontecendo.

São aquelas que mostram o desenvolvimento de uma ação em simultâneo com outra. Exemplos: Quando ele chegar à cidade vou estar trabalhando. Quando Ana voltar vou estar estudando.

O gerúndio, para quem não se lembra, é aquela forma nominal do verbo terminada em -ndo (como em cantANDO, bebeNDO e partiNDO), que são perfeitamente normais quando estamos dizendo que algo está acontecendo ao mesmo tempo que outro fato ocorre.

O valor semântico do gerúndio indica uma ação em processo, em desenvolvimento, em continuidade, com a sensação de ser duradoura. Ao usar o gerúndio, o verbo é empregado em ações que são prolongadas ou que ainda estão em desenvolvimento. Além disso, ele é caracterizado pela terminação -ndo.

Os verbos no gerúndio dão ideia de continuidade, ou seja, de ações que acontecem no momento em que delas se fala.

As Formas Nominais do verbo são três: infinitivo, gerúndio e particípio. São chamadas de nominais pelo fato de desempenhar um papel semelhante aos dos substantivos, dos adjetivos ou dos advérbios e, sozinhas, não serem capazes de expressar os modos e tempos verbais.