Como usar o verbo no infinitivo?

Perguntado por: alima . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 2 votos

O infinitivo impessoal é usado, principalmente, em locuções verbais e com alguns verbos que não formam locução verbal (ver, sentir, mandar,…). É usado também quando o verbo é regido por uma preposição, quando não há um sujeito definido e com sentido imperativo.

O infinitivo é usado na sua forma flexionada quando há um sujeito claramente definido, quando se pretende definir o sujeito através da desinência verbal e quando o sujeito da segunda oração é diferente do da primeira. Exemplos de uso do infinitivo pessoal: Por ele vir atrasado, decidimos ir sem ele.

Para que serve o infinitivo? O infinitivo transmite a ideia de uma ação ou estado. Dessa forma, desempenha uma função semelhante a um substantivo. No entanto, o infinitivo não dá nenhuma indicação sobre a temporalidade.

Esse infinitivo pessoal, que apresenta um fato ou uma ação de modo geral, está usualmente ligado a uma preposição – para ir, vontade de sair, interesse em ficar. Quando tem sujeito claramente expresso, ou seja, quando o pronome pessoal ou substantivo está na mesma oração do infinitivo, geralmente ao seu lado.

Formas Nominais:
Infinitivo impessoal: fazer. Infinitivo pessoal: fazer, fazeres, fazer, fazermos, fazerdes, fazerem. Gerúndio: fazendo.

São três as formas nominais do verbo: gerúndio, particípio e infinitivo, derivadas do tema (radical + vogal temática) acrescido das desinências: -r: para o infinitivo: cantar, conhecer, sorrir. -do: para o particípio: cantado, conhecido, sorrido. -ndo: para o gerúndio: cantando, conhecendo, sorrindo.

Quando usar irem? A palavra irem, forma verbal conjugada no infinitivo pessoal, é usada principalmente quando há um sujeito expressamente definido, estabelecendo concordância com esse sujeito. Está na hora de eles irem embora. Falta apenas terminar esse projeto para eles irem de férias.

Conjugação

Formas impessoais
Infinitivoa foi foire
Gerúndiofoind
Particípiofoit

No modo indicativo, as ações verbais são tidas como reais, verossímeis ou certas de terem ocorrido ou de ocorrer em momento presente ou futuro. O modo indicativo apresente seis tempos verbais: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

Quando os sujeitos da oração principal e do infinitivo são diferentes. Nesse caso, não há escolha, o infinitivo vai concordar (flexionar) com o seu sujeito. Exceção: com os verbos ver, ouvir, sentir, mandar, fazer, a flexão do infinitivo é facultativa mesmo com sujeitos diferentes. Em geral, não se flexiona.

Os verbos são separados em três tipos de conjugação, cada tipo é classificado de acordo com a terminação das palavras. Os verbos que terminam em – ar pertencem à primeira conjugação, os que terminam em – er são da segunda conjugação e os que terminam em – ir são da terceira conjugação.

O verbo é palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza, desejo, ocorrência. Ele apresenta as seguintes flexões de número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. Exemplos: Sou feliz.

Então, use o infinitivo sem culpa.

  1. Ele aparece sempre em locução verbal: Estou tentando entender a situação. ...
  2. Quando não se refere a nenhum sujeito: Viver é preciso, cantar também.
  3. Após um adjetivo, precedido de preposição: ...
  4. Quando tiver valor de ordem, pedido, conselho, apelo: