São insuscetíveis de graça?

Perguntado por: imello . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 15 votos

São os crimes insuscetíveis de graça ou anistia: 1) Tortura; 2) Tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins; 3) Terrorismo; e 4) Crimes hediondos. Existem ainda certas controvérsias sobre se o rol estipulado pela Constituição Federal seria ou não taxativo.

Significa, pois, que por crimes, os autores não podem ser alcançados, beneficiados, pela graça ou anistia, que são formas pelas quais o Estado perdoa.

Existem ainda os crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça e de anistia, ou seja, que não podem receber perdão do Estado. Entre eles estão a prática de tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e de drogas, o terrorismo e os crimes hediondos.

Crimes inafiançáveis e imprescritíveis
Crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia: prática da tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas, terrorismo e os definidos como crimes hediondos.

I - nos crimes de racismo; II - nos crimes de tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, terrorismo e nos definidos como crimes hediondos; III - nos crimes cometidos por grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático; Art.

Significado de Insuscetível
adjetivo Característica daquilo que não é suscetível; que não se pode impressionar nem sofrer impressões ou alterações: projeto insuscetível de mudanças. Que não há suscetibilidade; que não se contraria ou não se impressiona com facilidade: insuscetível a pedidos de desculpas.

7 sinônimos de insuscetível para 1 sentido da palavra insuscetível: Que não é suscetível: 1 insensível, indiferente, invulnerável, impassível, imperturbável, incapaz, insusceptível.

A anistia é um benefício concedido pelo Congresso Nacional por meio de Lei Federal, que apaga a pena e todas as suas consequências. A graça e o indulto são bem parecidos, ambos são benefícios concedidos pelo Presidente da República, por meio de Decreto.

A anistia só pode ser concedida por meio de Lei do Congresso Nacional (art. 48, VIII, da CR), cabendo ao Judiciário aplicá-la ao caso concreto. São insuscetíveis de anistia os Crimes hediondos, a Tortura, o Tráfico Ilícito de Entorpecentes e o Terrorismo (art.

Em Direito Penal, é um adjetivo que qualifica o crime que, por sua natureza, causa repulsa. O crime hediondo é inafiançável e insuscetível de graça, indulto ou anistia, fiança e liberdade provisória.