Qual a importância de se viver em sociedade?

Perguntado por: esalazar . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Devemos viver em sociedade não apenas em relação aos outros, mas também para satisfazer nossas necessidades de interação, incluindo o amor. Por isso, desde os primeiros anos de vida, é fundamental que nossos filhos pratiquem a convivência com outras crianças.

A vida em grupo possibilita crescimento, aponta oportunidades, consola nos momentos difíceis. Mas nem sempre a convivência é simples. Conviver é o desafio de encontrar harmonia nas relações, equilibrando planos compartilhados com visões de mundo diferenciadas.

Resposta: A vida em sociedade fica mais fácil quando entendemos que dependemos uns dos outros para viver melhor, e que juntos somos mais fortes.

A sociabilidade é a capacidade natural da espécie humana para viver em sociedade. Socialização é o processo pelo qual o indivíduo se integra no grupo onde nasceu, assimilando o conjunto de hábitos e costumes característicos deste grupo.

A diversidade cultural nos ajuda a reconhecer e a respeitar as diferentes manifestações que moldam a identidade de um povo. Nossa cultura, nossas tradições e costumes são os elementos que moldam a nossa identidade e que promovem a diversidade cultural de um povo, de uma sociedade.

Relacionar-se com civilidade: agir de forma ética, é ser respeitoso com todas as pessoas com quem nos relacionamos, mantendo pensamento empático e tratamento de igualdade. A cortesia faz parte dessa conexão, então cumprimentar, responder cumprimentos e usar as “palavrinhas mágicas” devem fazer parte da rotina.

Sendo elas:

  • Respeito às pessoas, regras, direitos e diferenças;
  • Gentileza;
  • Saber ouvir;
  • Conversar com os outros;
  • Evitar uso de palavras de baixo calão;
  • Aceitar seus erros;
  • Ser cooperativo.

Resposta: Viver em sociedade é adaptar-se as mesmas regras, normas e leis, compartilhar valores e crenças e respeitar os direitos e as diferenças de outras pessoas, dentro de um mesmo território.

Convivência é a acção de conviver (viver em companhia de outro ou outros). No seu sentido lato, trata-se de um conceito relacionado com a coexistência pacífica e harmoniosa de grupos humanos num mesmo espaço.

A vida em sociedade é a forma que os seres humanos vivem e interagem no espaço físico denominado por sociedade. Para viver bem em sociedade as pessoas devem ser éticas, pois por meio da ética as pessoas podem construir um conjunto de valores morais para serem bem sucedidos na sociedade.