Em que ano nasceu a sociologia?

Perguntado por: lporto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

O surgimento da sociologia ocorreu entre os séculos XVIII e XIX, perpassando o período conhecido como o século das luzes. Nessa época, ascenderam os movimentos da Revolução Francesa, bem como o iluminismo e a revolução industrial.

A Sociologia surgiu na Europa no século XIX, a partir de uma intensa tentativa dos indivíduos em interpretar a sociedade contemporânea que passava por intensas mudanças sociais. Todas as transformações ocorridas no século XIX foram herdeiras de importantes revoluções ocorridas no século anterior.

de 1920 e 1930

No Brasil a sociologia teve inicio a partir das décadas de 1920 e 1930, quando os pesquisadores buscavam uma compreensão a partir da formação das sociedades local pesquisando vários temas para essa compreensão.

Auguste Comte é considerado o “pai” da sociologia. A ciência, para Comte, é a principal chave de crescimento intelectual e moral da sociedade.

Entre as décadas de 1920 e 1930 nasceu a sociologia brasileira, que ganhou força após a criação da USP em 1934.

Auguste Comte

Auguste Comte foi um filósofo francês que criou a teoria positivista e é considerado o “pai” da Sociologia. Auguste Comte foi o primeiro teórico a expor a necessidade de uma ciência dedicada a descobrir as leis da sociedade. Auguste Comte é considerado o “pai” da Sociologia e o fundador da teoria positivista.

O objetivo da sociologia é estudar, entender e classificar as formações sociais, as comunidades e os agrupamentos humanos, para que outras ciências e técnicas possam apresentar propostas de intervenção social que resultem em melhorias na sociedade.

Ela pode ser dividida em três fases: Fase inicial (1880-1930), fase intermediária (1930 – 1940) e a fase atual (pós 1940). Para você entender cada uma dessas fases e colocar seu conhecimento em prática, selecionamos os melhores Exercícios sobre Sociologia no Brasil.

A sociologia surgiu no século XVIII como disciplina de estudo sobre as consequências de dois grandes acontecimentos, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, que causaram profundas transformações econômicas, políticas e culturais na sociedade daquele período.

Pensadores da sociologia: Comte, Durkheim, Marx e Weber.

A Sociologia chegou ao Brasil por pensadores não especialistas a partir do fim do século XIX; Em 1933, foi criado o primeiro curso superior de Sociologia no Brasil, o que fez surgir uma nova leva de sociólogos especializados que consolidaram de vez os estudos sociológicos brasileiros.