Como a sociologia explica a sociedade que vivemos?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 10 votos

Para a sociologia, a sociedade é uma forma de organização das pessoas com base na cultura e nos sistemas institucionais de organização das comunidades, podendo ter diferenciações de acordo com o grau dessa organização.

Sociedade é uma associação entre indivíduos que compartilham valores culturais e éticos e que estão sob um mesmo regime político e econômico, em um mesmo território e sob as mesmas regras de convivência.

A sociologia atua, portanto, como uma fonte de dados sobre os fatores que influenciam e formam as relações sociais. Nesse sentido, é a sociologia que fornece a base para a atuação prática que visa a melhoria de setores sociais, como a segurança pública, a educação, a saúde e o desenvolvimento humano em geral.

É fato que pensamos a partir da nossa visão de mundo. Portanto, nosso ponto de vista algumas vezes é passível que equívocos o quais naturalizam certas diferenças sociais e amplia o preconceito e a intolerância. Sendo assim, a sociologia ajuda-nos a refletir sobre certas posturas e visões de mundo.

O individuo nasce na sociedade e a sociedade é constituída de indivíduos. Entre individuo e sociedade ocorre uma relação de sinergia e de dialética. O social é o útero permanente onde o sujeito administra a própria possibilidade, isto é, a própria virtualidade para realizar aquilo do qual é dotado desde o nascimento.

A sociedade atual está em um período de constante mudanças, principalmente em âmbito político e tecnológico. As áreas de educação e do comércio devem se atualizar quanto às mudanças, pois com elas, vêm novos desafios para a nossa sociedade.

O cenário do viver na sociedade atual inclui aspectos de ordem cultural e social com significativo índice de violência contra mulheres, crianças e idosos, também se associam a este quadro as questões relacionadas do mundo do trabalho, tráfico de adolescentes e crianças, aumento da violência urbana, criminalidade, e do ...

Para dar inteligibilidade à modernidade, a Sociologia empenhou-se no desenvolvimento de conceitos como cidadania, democracia, revolução, classes sociais, Estado moderno, nação, indivíduo, sociedade e sujeito, entre muitos outros, que se tornaram constitutivos da própria modernidade.

A transformação ou preservação de uma convenção, o status social, a estratificação, o comportamento de um grupo social, e o papel das instituições sociais, como família, escola e governo, dentre outros fenômenos ligados à sociedade, são os objetos que a SOCIOLOGIA busca compreender e analisar.

A Sociologia é a ciência que estuda a sociedade e os fenômenos que nela ocorrem sejam eles culturais, econômicos, religiosos. A sociologia se ocupa basicamente de cinco elementos: a estrutura social, os grupos sociais, a família, as classes sociais e os papéis que o indivíduo ocupa em sociedade.

Porque estudar a sociedade? A Sociologia é uma das ciências - juntamente com a História - que nos ajuda a estudar a sociedade em que vivemos ou as sociedades antigas. Ajuda a compreender questões cotidianas e que, de alguma maneira, têm impacto na comunidade em que vivemos ou em todas as comunidades ao redor do mundo.