São as indulgências?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 9 votos

As indulgências são uma realidade antiga na Igreja Católica. E no decorrer dos anos, foram motivo de questionamentos para muitos, como também foram, para os que creem, um meio de rezar pelos falecidos e buscar a remissão dos pecados.

A indulgência, como se vê, é um recurso oferecido pela Igreja ao fiel que praticou algum pecado passível de absolvição ou remissão aqui na Terra. Em troca da absolvição da Igreja, o fiel deve fazer obras e penitências, como o jejum.

Indulgência é a característica de quem é indulgente, ou seja, que tem facilidade em perdoar os erros cometidos por outros indivíduos. A indulgência é relacionada com a clemência, tolerância e perdão, pois todas essas qualidades derivam a partir do ato de absolver alguém de um castigo ou uma punição.

Há dois tipos de indulgências: as parciais e as plenárias. Segundo o Pe. Paulo Ricardo, a indulgência plenária é a remissão total da pena que a pessoa devia cumprir no purgatório. Já a indulgência parcial, diminui parcialmente esse tempo.

A Santa Mãe Igreja concede Indulgência Plenária nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. Para cada um dos dias, nós podemos lucrar indulgência plenária para nós mesmos ou pela alma de algum fiel defunto. Como obter indulgência plenária no último e no primeiro dia do ano?

Exemplos de indulgência
Confissão dos pecados; Comunhão; Orações pelas intenções do Papa.

A construção teológica iniciada por Martinho Lutero deu origem a um princípio conhecido como Cinco Solas:

  • Sola fide (somente a fé)
  • Sola scriptura (somente a Escritura)
  • Solus Christus (somente Cristo)
  • Sola gratia (somente a graça)
  • Soli Deo gloria (glória somente a Deus)

1. Indulgências de comércio na igreja usava o dinheiro arrecadado para finalizar a construção de São Pedro. 2. A carta de indulgência vendida pela igreja católica para livrar também dos pecados que viesse a cometer no futuro.

A Igreja Católica oferece indulgências plenárias aos fiéis nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. É possível lucrar a indulgência para o próprio fiel ou para a alma de um defunto. As condições obrigatórias para lucrar a indulgência plenária são as mesmas de sempre.

Como ganhar uma indulgência? Como regra geral, uma indulgência plenária é outorgada sob as seguintes condições: o penitente tem de realizar a obra à qual a indulgência está anexa, fazer uma Confissão sacramental, participar da Comunhão eucarística e oferecer orações nas intenções do Santo Padre.