Quem trouxe o Dia dos Namorados para o Brasil?

Perguntado por: lsales . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

A ideia de estabelecer a comemoração veio do publicitário João Doria, pai do empresário, jornalista e ex-governador de São Paulo, João Doria Jr. Dono da agência Standart Propaganda, ele foi contratado pela loja Exposição Clipper com o objetivo de melhorar o resultado das vendas em junho, que eram sempre muito fracas.

Dessa forma, João Doria uniu o útil ao agradável e criou a primeira campanha publicitária que estabeleceria essa data no país. "Não é só com beijos que se prova o amor!" era um dos slogans utilizados na primeira celebração do Dia dos Namorados no Brasil.

Qual é a origem do Dia dos Namorados no Brasil? Enquanto os Estados Unidos e a Europa comemoram o chamado "Valentine's Day" (ou Dia de São Valentim), em 14 de fevereiro, por aqui, o feriado do romance é celebrado em 12 de junho desde 1948.

No Brasil, o Dia dos Namorados foi criado pelo publicitário João Doria, sendo comemorada no dia 12 de junho por ser véspera do 13 de junho, Dia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro.

O ato de comemorar o Dia dos Namorados remete à vida de um santo patrono da Igreja Católica conhecido como São Valentim, um padre que viveu no Império Romano durante o século III d.C. Naquela época, o Império Romano era governado pelo imperador Cláudio II (foi imperador de 268 a 270 d.C.).

No Brasil, junho foi escolhido para celebrar a data porque era justamente o mês de desaquecimento das vendas. O dia 12, por sua vez, é a véspera da celebração de Santo Antônio, que já era famoso no Brasil por ser o santo casamenteiro.

Ao contrário do Brasil, que comemora o Dia dos Namorados em 12 de junho, a maioria dos países elegeu o dia 14 de fevereiro para festejar a data romântica. Dentre eles, Estados Unidos, México, Bulgária, Argentina, Itália e Japão.

Se em muitos países o dia 14 de fevereiro é o Dia dos Namorados, em uma data que remete a São Valentim, a comemoração dos apaixonados no Brasil ocorre só hoje, em 12 de junho, e tem um fator comercial para isso. O publicitário João Doria levou a data para o meio do ano.

O Dia dos Namorados na Europa, ou Dia de São Valentim, é comemorado em 14 de fevereiro, diferente do Brasil que celebramos em 12 de junho. A origem desta data, que também é celebrada em países de outros continentes como Estados Unidos e Austrália, é anterior ao Dia dos Namorados do Brasil.

No Brasil, o Dia dos Namorados é voltado principalmente para casais românticos, enquanto nos Estados Unidos, o Valentine's Day abrange não apenas casais, mas também amigos, familiares e pessoas queridas em geral. É comum trocar pequenos presentes ou cartões de Valentine's Day com amigos próximos e familiares nos EUA.

Os namoros de antigamente
Os jovens da década de 50/60 por exemplo, se encontravam em clubes da cidade onde aconteciam os bailes. As garotas só poderiam frequentar esses lugares acompanhadas de um irmão mais velho. Os rapazes podiam no máximo de intimidade em público, convidar a dama para dançar.

A escolha da data do Dia de São Valentim tem referência religiosa. Ela celebra o dia em que Valentim, um bispo da Igreja Católica, foi morto em Roma após ter realizado casamentos às escondidas, desobedecendo o imperador que não permitia que os soldados se casassem para que não sentissem saudades de casa.