Quem trabalhava nas terras dos aristocratas de antena?
Enquanto se dedicavam ao saber e à estética, suas terras eram trabalhadas e cuidadas pelos escravos. Na sociedade ateniense existia ainda outra camada social: os metecos. Considerados homens livres, como os cidadãos atenienses, os metecos não desfrutavam do direito à cidadania que os cidadãos usufruíam.
Quem trabalhava nas terras dos ares
A terra era o local onde os camponeses exerciam o seu trabalho, sendo a sua atividade de caráter agropecuário. Habitavam a Khóra (parte rural da pólis grega).
Qual era a origem dos aristocratas de Atenas
Aristocracia para a filosofia
Na Grécia Antiga, a aristocracia surgiu como um modo de governar baseado na entrega do poder político aos mais aptos, que, na visão predominante na Grécia Arcaica (séculos VIII a.C. a VI a.C.), eram os grandes proprietários de terras.
Quem eram os metecos como esse grupo social vivia em Atenas
Metecos: Eram os estrangeiros residentes em Atenas, geralmente se dedicavam ao comércio. O fato de Atenas ter sido uma cidade cosmopolita contribui para uma grande presença de metecos.
O que eram os Georgois
GEORGÓIS: camada dos pequenos proprietários. A situação de pobreza deste grupo é tanta que muitos se transformam em escravos por dívidas. DEMIURGOS: são os trabalhadores urbanos. THETAS: Grupo marginalizado e sem terras.
Qual é a diferença entre os escravos e os trabalhadores livres
- O escravo não possui nenhum tipo de liberdade. - Não possuíam direitos, apenas deveres. - Eram obrigados a realizar todos os trabalhos ordenados pelos proprietários ou pelo Estado. - Estavam presos à condição de escravos, ou seja, não podiam deixar o trabalho para buscar melhores oportunidades.
Quem são os aristocratas
Aristocracia pode ser definida como um grupo constituído por integrantes de camadas sociais com grande poder político e econômico. Esta camada social era típica do período em que a monarquia existiu em grande parte das nações europeias. Portanto, muitos aristocratas faziam parte da nobreza.
Qual era a função dos aristocratas
Aristocracia foi uma forma de governo praticada por pessoas que se destacavam na sociedade e foi praticado na Grécia Antiga. Na Era Moderna significou um grupo de pessoas que sustentavam o poder do monarca ocupando de cargos na administração do governo.
Como eram chamados os aristocratas
O desenvolvimento de Atenas deu-se em um cenário que o poder político da cidade concentrava-se na mão da elite (aristocracia), dona das terras e riquezas. Essa elite de ricos era conhecida como eupátridas.
O que eram os escravos em Atenas
Em Atenas, boa parte dos escravos era proveniente de regiões da Ásia Menor e Trácia. Em geral, eram obtidos por meio da realização de guerras contra diversos povos de origem estrangeira. Os traficantes realizavam a compra dos inimigos capturados e logo tratavam de oferecê-los em algum lucrativo ponto comercial.
Quais eram as atividades a que se dedicavam os atenienses ricos
Eles se dedicavam ao comércio, pagavam os impostos e não tinham direitos de participar dos órgãos políticos da cidade e nem de entrar para o exército.