Onde se encontra lontra no Brasil?

Perguntado por: ereis . Última atualização: 25 de setembro de 2023
/ 5 4 votos

Habitat: Vivem em ambientes de água-doce como margens e cursos de rios, lagos e lagoas. Podem ocorrer em ambientes com influência marinha, como estuários e ilhas próximas ao continente. Distribuição: Ocorre em todo o estado, tanto no bioma Mata Atlântica como no Pampa. Mapa de distribuição conforme a IUCN.

Se você está pensando em ter uma lontra como animal de estimação, ou se ouviu falar de alguém que tem uma, deve saber que isso é totalmente proibido pela lei e que pode acarretar multas e penas consideráveis, se a lontra for mantida em cativeiro.

No Brasil ocorrem duas espécies: a que é conhecida como lontra (Lontra longicaudis) e a que é conhecida como ariranha (Pteronura brasiliensis). Aqui no Estado do Rio de Janeiro já existiram as duas espécies mas, atualmente, provavelmente a ariranha esteja extinta.

Moradores descobrem lontra em lago de condomínio em Campinas (SP) e monitoram a espécie | Terra da Gente | G1.

As lontras apresentam alguns predadores naturais, tais como onças-pintadas, anacondas, cachorros domésticos e aves de rapina. Não podemos nos esquecer também do homem, o qual pode, por exemplo, afetar negativamente o habitat dessa espécie, retirando vegetação, modificando cursos dos rios e poluindo as águas.

Não é só o ambiente doméstico que não é adequado para o bem-estar das lontras. A interação com esses animais também pode ter consequências para os tutores. Isso porque as lontras podem ser barulhentas, destrutivas e até mesmo morder as pessoas. Como resultado, elas são frequentemente abandonadas.

Possui uma cabeça menor, mais achatada e com olhos relativamente pequenos. A ariranha apresenta uma mancha esbranquiçada na garganta, que é de formato único em cada indivíduo, o que não se vê nas lontras. A cauda da ariranha é achatada, enquanto a lontra tem cauda mais cilíndrica.

As lontras são mamíferos semiaquáticos que podem chegar a medir até 1,2 metros. Os pelos marrons, curtos e densos, facilitam o nado da espécie. No Brasil, pode ser encontrada na Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e até em Campos Sulinos.

Duplaix e outros também querem conscientizar as pessoas de que as lontras não devem ser criadas como animais de estimação. Conforme ela mesma diz: "Não é legal".

As lontras também são da família dos Mustelídeos, têm o corpo alongado e esbanjam fofura. Mas mesmo que elas tenham algumas características semelhantes ao furão, a primeira diferença é o tamanho. O ferret é muito menor que a lontra e é domesticado, enquanto sua prima tem a vida selvagem ativa.

Segundo o biólogo os mustelídeos são encontrados em praticamente todos os continentes do planeta, sendo que a presença da lontra ocorre desde o México até a Argentina. No estado de Sergipe já existem registros da espécie (lontra) em áreas de Mata Atlântica, que pela primeira vez foi encontrada em áreas de Caatinga.

Aqui no Rio a espécie já foi observada na Lagoa de Marapendi e Grumari. Foi vista há muitos anos no Chico Mendes e agora mais recentemente.

A lontra-neotropical pode ser encontrada desde o México até a região central da Argentina, ocorrendo em quase todo o território nacional. No Brasil, ocorre em biomas como Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampas.