Quais meses não existiam?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Os 10 dias de atraso foram abruptamente retirados do calendário gregoriano. Os dias entre 5 e 14 de outubro de 1582 simplesmente não existiram. As pessoas foram dormir na quinta, 4 de outubro e acordaram na sexta, dia 15. Imaginem a confusão.

Os meses de janeiro (mês dedicado a Janus, o deus dos começos) e fevereiro foram então inseridos. Esses dois meses foram colocados no final do ano. O ano agora tinha uma duração de 355 dias. O dia 1º de março marcava o início do ano, por isso julho era chamado Quintilis (era o quinto mês) e agosto Sextilis (sexto mês).

A primeira versão continha apenas 10 meses e prestava homenagem ao que era importante no início da sociedade romana: a agricultura e o ritual religioso. O ano de 304 dias do calendário iniciava em março (Martius), em homenagem ao deus romano Marte; e terminava em dezembro, época da colheita no clima temperado de Roma.

Calendário Romano – O que é
O calendário consistiu em 10 meses, em um ano de 304 dias. Os romanos parecem ter ignorado os restantes 61 dias, que caiu no meio do inverno. Os 10 meses foram nomeados Martius, aprilis, Maius, Junius, Quintilis, Sextilis, setembro, outubro, novembro e dezembro.

Outubro é o décimo mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Outubro deve o seu nome à palavra latina octo (oito), dado que era o oitavo mês do calendário romano, que começava em março.

12 meses

A contagem se baseava na fundação da cidade italiana e foi instituída por Júlio César em 46 a.C. Desde essa época, ficou convencionado que o ano tinha 12 meses, com uma contagem similar à do calendário gregoriano, instituído na Idade Média e utilizado amplamente no Ocidente até hoje.

Os especialistas acreditam que ele teve origem com os sumérios - povo da Mesopotâmia - em 2700 a.C. Seu calendário era composto por 12 meses lunares com 29 ou 30 dias, num total de 354 no ano. Desta forma, não coincidia com o calendário solar, composto por 365 dias.

Tishrei

O primeiro mês do ano é chamado de Tishrei, palavra que remonta ao período de 586 a.C. a 536 a.C., quando Jerusalém foi destruída pelos babilônios e os judeus foram forçadamente exilados para a região mesopotâmia.

Dezembro tem trinta e um dias, é o último mês do ano, o décimo segundo no calendário gregoriano, mas no calendário romano não era assim. Dezembro vem do latim “Decem”, que significa dez. O nome tem origem na posição que ocupava no antigo calendário romano. O décimo mês do ano.

Setembro é o nono mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Setembro deve o seu nome à palavra latina septem (sete), dado que era o sétimo mês do calendário romano, que originalmente começava em Março. O Wikcionário tem o verbete setembro.

O calendário sumeriano reiniciava o Ano Um a cada novo rei. Calendários circulares, como o maia, que começou no que agora é 3114 a.C., completando um ciclo e começando de novo em 21 de dezembro de 2012.

Tendo a variação da lua como referência, os astrônomos perceberam que o seu calendário tinha uma defasagem de 11 dias em relação ao ano solar. Com isso, o seu calendário era acrescido de um mês com trinta e três dias a cada três anos. Dessa forma, as estações alinhavam-se aos ciclos da Lua.

Por volta de 2700 a.C., os povos mesopotâmicos elaboraram um calendário com 12 meses lunares, de 29 ou 30 dias. Foi com base nesse modelo que os judeus posteriormente elaboraram seu calendário.

Setembro vem do latim “Septem”, que significa sete. O nome tem origem na posição que ocupava no antigo calendário romano. O sétimo mês do ano. O calendário foi alterado por Numa Pompílio e mais tarde por Júlio César.

Novembro é o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Novembro deve o seu nome à palavra latina novem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano, que começava em março.

Novembro vem do latim “Novem”, que significa nove.