Por que o Brasil não tem grandes altitudes?

Perguntado por: lsoares . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Como o Brasil se encontra no meio da placa sul-americana, não existe atividade tectônica de grande intensidade, portanto, não há montanhas. Os relevos elevados do Brasil, como o Pico da Neblina e o Pico da Bandeira, são, na realidade, planaltos antigos que estão se desgastando e perdendo altitude com o passar do tempo.

Predominam altitudes abaixo de 800 metros, ou seja, baixas e médias altitudes. No geral, o relevo brasileiro não apresenta grandes altitudes porque não houve formação de dobramentos modernos, um tipo de formação geológica mais recente.

Alguns estudiosos consideram que no Brasil não há montanhas porque esse tipo de forma de relevo é originado por dobramentos modernos, que não existem no território brasileiro. Porém, de acordo com o Conselho Nacional de Meio Ambiente, a legislação brasileira considera que há sim esse tipo de formação no Brasil.

Pico da Neblina

Formado em sua maioria, por vegetação tropical (Floresta Amazônica) e serras. É aqui que se encontra o ponto mais alto do relevo brasileiro, ou seja, o Pico da Neblina com cerca de 3.000 metros de altitude, localizado na Serra do Imeri, no Estado do Amazonas.

O Planalto das Guianas é um dos principais do Brasil. Planícies: são as formas de relevo de menor altitude, formadas por áreas basicamente planas.

O relevo brasileiro é constituído, principalmente, por planaltos, planícies e depressões. Os planaltos são terrenos mais antigos relativamente planos, situados em altitudes mais elevadas.

A altitude é uma medida vertical determinada sempre em relação ao nível do mar. Ela influencia diretamente o clima de uma região e é considerada um fator climático por isso. A altitude é a distância vertical medida a partir do topo de um objeto ou de um ponto em relação ao nível do mar.

Portanto no Brasil existem montanhas sim!
No entanto, as montanhas existentes no Brasil possuem uma formação muito antiga, originadas há bilhões de anos atrás, como por exemplo, a Serra do Espinhaço, considerada a única cordilheira do Brasil.

Minas Gerais

Minas Gerais é o estado mais montanhoso do Brasil com um território dominado por planaltos escarpados. A altitude média varia entre os 100 e os 1500 metros. As altitudes mais baixas encontram-se nas várzeas dos rios do sudeste, leste e norte.

O Brasil não possui dobramentos modernos, ou seja, grandes estruturas de relevo formadas por rochas magmáticas e sedimentares. Sendo assim, é correto afirmar que o Brasil não possui montanhas.

As baixas altitudes dos relevos brasileiros são devido ao Brasil estar situado sobre uma enorme placa tectônica onde não há choque com outras placas, que originam os chamados dobramentos modernos, que resultam do movimento de colisão entre placas, onde uma empurra a outra chamado movimento convergente.