Qual o exemplo de elipse?

Perguntado por: scavalcanti . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 11 votos

“Na minha mesa, papéis e livros” (o verbo “haver” está oculto nesta sentença, caso contrário a frase seria: “na minha mesa há papéis e livros”). “No fim da noite, no chão, pessoas e garrafas” (o verbo “haver” também está oculto). “Chegamos cedo hoje” (o pronome “nós” foi ocultado neste caso).

A elipse é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de um termo no enunciado; porém, esse termo pode ser subentendido pelo contexto. Por isso, embora o elemento esteja omitido, o contexto nos ajuda a perceber qual elemento é esse. Observe os exemplos a seguir! Ele fez isso e eu: “Você está louco?”

Nunca fui a Portugal! Nesse exemplo há ausência do pronome “eu” que está apenas implícito na frase, nesse caso há elipse. Eu gosto muito de Portugal, quero visitar o país. Embora nesse exemplo também tenha uma omissão do pronome “eu”, nessa frase ele já havia sido mencionado.

Principais tipos de elipse

  • Elipse do sujeito.
  • Elipse de verbos.
  • Elipse de preposições.
  • Elipse de conjunções.
  • Fique sabendo mais!

A elipse é a figura de linguagem que omite um termo, palavra ou expressão no enunciado, e o termo omitido pode ser facilmente subentendido pelo contexto.

O que é uma Silepse:
A silepse é um recurso da escrita em que a concordância não ocorre de acordo com os termos da frase, mas com a ideia que se quer passar. Como em "a violenta São Paulo", em que a palavra violenta está no feminino por concordar com o termo oculto "a cidade de".

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).

O que é elipse? Dados dois pontos, F1 e F2, com distância entre eles igual a 2c, definimos como elipse o conjunto de pontos Pn, cuja soma da distância entre os pontos Pn e F1 com a distância entre os pontos Pn e F2 é sempre constante e igual a 2a.

Elementos da elipse
São eles os focos, o centro, o eixo maior e o eixo menor.

Principais características de uma elipse
A elipse possui dois pontos focais, chamados de focos. A excentricidade da elipse está entre 0 e 1. A soma total de cada distância de um ponto na elipse aos dois focos é constante. As elipses têm um eixo maior e um eixo menor.

A forma da elipse e suas propriedades a tornam útil em várias áreas. Por exemplo, as elipses são usadas na arquitetura para projetar edifícios e salas, na carpintaria para projetar mesas e peças de prateleiras. As elipses também têm sua aplicação nas órbitas Kepler de planetas e satélites.

De acordo com a coordenadora de redação do Stoodi, Marina Sestito, no é a junção do termo em + o. Sendo assim, para essa expressão aparecer no texto, a frase deve exigir a preposição em. “No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

A elipse é a omissão de um termo no enunciado.
O zeugma, portanto, é um tipo específico de elipse, já que a supressão, nesse caso, está condicionada ao fato de esse termo já ter sido anteriormente mencionado na frase.

Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver.

Elipse. A elipse é a omissão de um ou mais termos, os quais não foram expressos anteriormente no discurso, entretanto, que são facilmente identificáveis pelo interlocutor (receptor). Exemplo: Estávamos felizes com o resultado dos exames. (Neste caso, a conjugação do verbo “estávamos”, propõe o termo oculto “nós”.)