Qual a diferença entre rima e assonância?

Perguntado por: dprates . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Assonância é a repetição de um som vocálico em sílaba tônica. A nomenclatura para este grupo de rimas (segundo sua antureza) é: Toantes: repetição da vogal tônica em final de verso (abrigo / perdido). É a rima que se produz por assonância.

A gente viu que aliterações são as semelhanças sonoras que aparecem no começo de palavras. E que rimas são semelhanças sonoras que aparecem no final da palavra.

Trata-se de um efeito sonoro que traz plasticidade ao texto, ou seja, a repetição do fonema compõe o efeito de sentido dos versos. No trecho da música de Caetano Veloso, temos a repetição do fonema / a /, configurando, assim, assonância.

Assonância é uma figura de linguagem, de som ou harmonia, caracterizada pela repetição de vogais, de forma a produzir uma sonoridade peculiar aos textos poéticos. Diferencia-se da aliteração, que é a repetição de consoantes ou sílabas.

A assonância é uma figura de linguagem que se caracteriza pela repetição de sons vocálicos (ou seja, sons de vogais) no enunciado. A repetição gera diferentes efeitos no texto a depender de qual(is) vogal(is) são repetidas e do contexto dado.

Exemplos de Aliteração
“Leva-lhe o vento a voz, que ao vento deita.” (Luís de Camões) – repetição da consoante “v”. “O rato roeu a roupa do rei de Roma.” (provérbio popular) – repetição da consoante “r”. “Quem com ferro fere com ferro será ferido.” (provérbio popular) – repetição da consoante “f”.

De maneira geral, a rima é feita entre um verso e outro, designando a repetição de fonemas (sons) idênticos ou semelhantes, geralmente, na sílaba final das palavras. Assim, quando pensamos no que é rima, logo pensamos na associação entre os fonemas das palavras que podem ser consideradas como pares nos textos.

Os efeitos criados pela assonância estão ligados ao uso e à repetição das vogais. Assim, vogais mais abertas, como A, É ou Ó, podem passar um tipo de efeito, enquanto vogais mais fechadas, como E, I, O ou U, passam outro.

assonância - Dicionário Online Priberam de Português.

A aliteração consiste na repetição consonantal consecutiva disposta estrategicamente no verso poético ou na frase. Essa repetição não é aleatória. Trata-se, portanto, de um recurso estilístico muito utilizado principalmente pelos escritores da literatura brasileira.

A aliteração consiste na repetição de um fonema, não necessariamente de uma letra, uma vez que na língua portuguesa nem sempre há a correspondência entre esses dois elementos. Veja os exemplos: táxi, exame e enxaqueca.

A aliteração é uma figura de linguagem que consiste na repetição de fonemas consonantais ou sílabas, para remeter a um som e estabelecer efeitos sonoros específicos no texto. Trata-se de um recurso linguístico muito utilizado em poemas ou letras de música, mas também pode ocorrer em textos em prosa.

Estão subdivididas em: figuras de palavra, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de som. Alegoria, perífrase ou antonomásia, catacrese, comparação ou símile, metáfora, metonímia, sinédoque, sinestesia.

Tópicos deste artigo

  • Aliteração.
  • Assonância.
  • Onomatopeia.
  • Paronomásia.

As figuras sonoras constituem-se em: onomatopeia, aliteração, assonância e paronomásia, entre outras.