Qual a temperatura do ar a 10.000 metros de altura?

Perguntado por: upires3 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Refira-se, a título de exemplo, que a temperatura atmosférica diminui cerca de 2º CELSIUS por cada 300 metros (@ 1.000 pés) de altitude, o que significa que, a cerca de 10.000 metros (@ 35000 pés) de altitude, quando é atingida a tropopausa, o valor da temperatura é da ordem dos 55º negativos.

A uma altitude de 11.000 m (uma altitude de cruzeiro típica para as viagens de aviões a jato), a temperatura do ar é - 56,5 ºC e a densidade do ar é .

Esse fenômeno acontece de 9 a 40 mil pés dentro da nuvem – sim, essa nuvem chega mesmo a essa altitude, onde a temperatura beira os -50ºC!

Em áreas de maior altitude, o ar é rarefeito e a pressão atmosférica é mais baixa. Nessas condições, as temperaturas tendem a ser menores, devido à menor capacidade de retenção de calor. A cada 100 metros de altitude, a temperatura diminui em 0,6 °C.

Gente, essa frase dez mil pés depende da companhia aérea. Por exemplo, na companhia aérea que eu vou, nós avisamos que a gente tá cruzando dez mil pés, mas com outra outra frase, elogia, na descida, a gente avisa a tripulação. preparar para o pouso.

12,8 km

A altitude máxima que um avião comercial pode atingir é estabelecida em torno dos 42 mil pés (cerca de 12,8 km). Esse limite é conhecido como “teto de serviço”. A maioria dos jatos comerciais voa em níveis próximos a esse limite para otimizar a eficiência.

Como aponta o cardiologista argentino, o aumento excessivo da temperatura ambiente (a partir de 35°C) faz com que o mecanismo termorregulador se sinta sobrecarregado. Entretanto, a partir de 41°C, esse mecanismo termorregulador pode parar de funcionar adequadamente.

127ºC

Testes mais recentes e menos perigosos foram capazes de descobrir a exata temperatura máxima que podemos aguentar: 127ºC, por 20 minutos. Na verdade, o suor é o grande responsável por suportarmos altas temperaturas.

Com a temperatura de 28 e 30°C, acontece a perda de consciência. E se a temperatura chegar a 23°C chegar nos órgãos internos, isso é fatal para eles.

Campos do Jordão

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil
Com 1628 metros de altitude, Campos do Jordão é a cidade mais alta do Brasil, e esse fato é o que justifica as baixas temperaturas e o apelido de “Suíça brasileira”, além da característia mais marcante: arquitetura europeia em grande parte das construções.

Quanto maior a altitude, mais frio será e quanto menor a altitude, mais quente. Isto ocorre, entre outros motivos, porque os raios solares chegam com certo comprimento de onda e ao refletirem de volta para o espaço mudam este comprimento.

As regiões da Terra que se encontram mais próximas do nível do mar, isto é, que possuem menores altitudes, sofrem com uma maior pressão atmosférica, tornando-se mais quentes. Aquelas regiões com maior altitude, por outro lado, sofrem menos com a pressão atmosférica, tornando-se mais frias.

Os cientistas ainda não determinaram, em consenso, um limite prático para a profundidade em que podemos sobreviver debaixo d'água. A maioria dos mergulhadores profissionais não passa de 300 metros de profundidade, ou seja, 30 atm. Isso equivale a sentir o peso de 45 toneladas sobre o corpo.

A 3 000 metros, é cerca de 0,7 kgf/cm². A 8 840 metros, a pressão é de 0,3 kgf/cm².

A 4 mil quilômetros de profundidade, a pressão é superior a 400 vezes a pressão na superfície, por exemplo.