Por que abril tem esse nome?

Perguntado por: snobrega . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Abril é o quarto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. Abril deriva do latim “aperire” e refere-se ao abrir das flores na Primavera. No Hemisfério Norte é a época em que a natureza se renova e mostra a sua beleza. Por isso Abril é também uma homenagem a Afrodite, a deusa grega da beleza e do amor.

Abril - Há duas versões: A primeira baseia-se em uma comemoração sagrada: aprilis, feita em homenagem a Vênus, deusa do amor. A segunda versão viria de aperire (abrir, em latim), referência ao período de abertura das flores, no hemisfério norte.

A palavra abril tem origem no latim cujo significado é “abrir”, numa referência ao florescimento ou abertura das flores. Por extensão, o nome Avril significa “desabrochar”.

O mês de abril inicia de forma inusitada, pois o seu primeiro dia é popularmente conhecido por “Dia da Mentira” ou "Dia dos Bobos". A data surgiu em 1564, na França, quando o Rei Carlos IX, decretou a troca de entrada do ano, que era em 1º de abril, para o dia 1º de janeiro, acompanhando o calendário Gregoriano.

Os romanos não davam nome apenas para os meses, mas também para alguns dias especiais. O primeiro de cada mês se chamava Calendae e significava "dia de pagar as contas" - daí a origem da palavra calendário, "livro de contas". Idus marcava o meio do mês, e Nonae correspondia ao nono dia antes de Idus.

O mês de Abril não termina com a letra "o" devido ser uma palavra de origem latina. Assim sendo, o sentido de abril em latim pode ser visto como "abrir", com isso, por conta da evolução ao longo dos tempos das culturas fez com que abril tivesse uma grafia diferente dos demais meses do ano.

Dezembro tem trinta e um dias, é o último mês do ano, o décimo segundo no calendário gregoriano, mas no calendário romano não era assim. Dezembro vem do latim “Decem”, que significa dez. O nome tem origem na posição que ocupava no antigo calendário romano. O décimo mês do ano.

Abril é o quarto mês do ano nos calendários gregoriano e juliano. É o primeiro de quatro meses com duração de 30 dias, e o segundo de cinco meses com duração inferior a 31 dias.

Fevereiro: Por volta de 690 a.C., Numa Pompilius transformou um período de celebração no final do ano em um mês próprio, em homenagem ao festival Februa (festival da purificação). É assim que o nome de fevereiro chegou.

Maio (em latim, Maius) foi nomeado em homenagem à deusa grega Maya, mãe de Hermes que foi identificada na mitologia romana com a deusa da fertilidade Bona Dea, cujos festivais os romanos celebraram neste mês.

O calendário que usamos origina-se de Roma. Numa Pompílio, o segundo rei romano, promoveu a reforma do calendário dotando-o de doze meses em lugar dos dez que tinha até então.

Acredita-se que o dia da mentira surgiu por volta do ano 1582, quando a França decidiu mudar o calendário Juliano para o calendário Gregoriano, decisão que foi tomada pela Igreja Católica durante o Concílio de Trento.

Abril Verde e Azul
Abril Verde é considerado o mês de prevenção ao acidente de trabalho. Abril Azul é o mês de debate e conscientização sobre o autismo.