Qual é o tamanho de uma ariranha?

Perguntado por: rsoares . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 17 votos

A ariranha, também conhecida popularmente como onça-d'água, lontra-gigante e lobo-do-rio, é um mamífero mustelídeo, característico do Pantanal e da bacia do Rio Amazonas, na América do Sul. É o membro mais antigo dos mustelídeos, um grupo de predadores de sucesso global, alcançando até 1,7 metro.

Ariranha (Pteronura brasiliensis) é uma das maiores entres as 13 espécies de lontras que existem no mundo. O animal que pode atingir até dois metros e pesar cerca de 34 quilos, pertence à família Mustelidae. Tem pelagem castanha com manchas brancas na região do peito.

A ariranha é considerada o maior carnívoro semiaquático da América do Sul. A ariranha vive, em média, 20 anos em cativeiro.

A Bacia Amazônica tem aproximadamente 600.000 km de drenagem, dos quais apenas uma ínfima parcela é estudada quanto às populações de ariranhas. A espécie parece apresentar uma distribuição heterogênea na bacia, uma vez que estimativas de densidade populacional variam de 0 a 1 indivíduo/km.

A ariranha tem hábitos diurnos e alimenta-se preferencialmente de peixes, podendo estar incluídos também em sua alimentação crustáceos, moluscos e pequenos vertebrados, como alguns mamíferos, aves e répteis.

Vale destacar que sua mordida é muito forte, o que facilita matar e digerir suas presas. Nos rios, as ariranhas mergulham para encontrar alimento e quando têm a presa na boca, saem da água para comê-las.

Possui uma cabeça menor, mais achatada e com olhos relativamente pequenos. A ariranha apresenta uma mancha esbranquiçada na garganta, que é de formato único em cada indivíduo, o que não se vê nas lontras. A cauda da ariranha é achatada, enquanto a lontra tem cauda mais cilíndrica.

Não tem predadores naturais sérios além do homem, embora precise competir com outros predadores, como a lontra-neotropical, a onça-pintada e várias espécies de crocodilo, por recursos alimentares.

O nome Ariranha, atribuído ao Município, prende-se à existência de um córrego nas imediações do antigo povoado, onde os fundadores diziam haver muitos animais denominados ariranha, designação indígena de um bicho semelhante à lontra.

A ariranha reproduz-se, geralmente, uma vez ao ano, produzindo uma ninhada com, no máximo, seis filhotes. No entanto, a média de filhotes por gestação é de dois indivíduos. A primeira gestação da ariranha ocorre por volta dos quatro anos de idade.

De fato, o mamífero, que é parente das lontras, ataca quando se sente ameaçado. Recomenda-se não chegar perto das tocas onde o bicho vive em épocas de reprodução, como a maioria dos outros animais da fauna brasileira. Entretanto, zoólogos reconhecem a ariranha como um animal dócil e que geralmente teme seres humanos.

PAN Ariranha
Pertence à família Mustelidae, da Ordem Carnivora. Sua dieta é principalmente baseada em peixes, porém também se alimenta de pequenos mamíferos, aves, répteis, crustáceos e moluscos, sendo, desta forma, um predador de topo de cadeia trófica e atuando como reguladora no equilíbrio ecossistêmico.

capivaras

Assim são as capivaras, um mamífero roedor pertencente ao mesmo grupo de classificação das pacas, cutias, preás e, até mesmo, dos porquinhos-da-índia. É o maior roedor do mundo, pesando até 91 kg e medindo até 1,2 m de comprimento e 60 cm de altura.