Quem come a lontra?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 7 votos

As lontras apresentam alguns predadores naturais, tais como onças-pintadas, anacondas, cachorros domésticos e aves de rapina. Não podemos nos esquecer também do homem, o qual pode, por exemplo, afetar negativamente o habitat dessa espécie, retirando vegetação, modificando cursos dos rios e poluindo as águas.

As lontras são animais carnívoros, alimentando-se, portanto, de outros animais. Para a eficiência dessa alimentação, elas contam com dentes fortes e bastante afiados. As lontras se alimentam, principalmente, de peixes e crustáceos, entretanto, mamíferos pequenos, aves, anfíbios e moluscos podem ser também suas presas.

Não se pode comer a carne da lontra. A caça da lontra é proibida por lei e assegurada pelo Ibama e demais órgãos de proteção ambiental. Além disso, animais silvestres como um todo apresentam diversos perigos para a saúde humana e não são recomendados para consumo.

A interação com esses animais também pode ter consequências para os tutores. Isso porque as lontras podem ser barulhentas, destrutivas e até mesmo morder as pessoas. Como resultado, elas são frequentemente abandonadas.

Necrofilia entre lontras, focas
Em todos os casos, pelo menos três lontras diferentes arrastaram, assediaram e copularam com focas —e continuaram com o "abuso" por até sete dias depois da morte das focas agredidas.

Com as lontras do mar diminuindo as populações de mariscos, os ecossistemas florestais de algas estão começando a prosperar. Isso ajuda a sequestrar o carbono e também cria habitats mais saudáveis ​​para peixes.

Extinção
Além disso a caça, a poluição das águas e o comércio de lontras (principalmente de algumas espécies asiáticas) como animais de estimação (retirando-as de seu habitat para o cativeiro) têm levado ao declínio das populações desse animal.

Atualmente, são conhecidas treze espécies de lontras com ampla distribuição pelo planeta, entretanto, apenas duas ocorrem no Brasil. São elas: a lontra, também conhecida como lontra-neotropical (Lontra longicaudis) e a lontra-gigante ou ariranha (Pteronura brasiliensis).

Como dormem justamente assim, flutuando na água, uma preocupação das lontras-marinhas é que as correntes as levem para longe de seu bando. Por isso, costumam dormir de mãos dadas umas com as outras, ou segurando em algas.

Habitat: Vivem em ambientes de água-doce como margens e cursos de rios, lagos e lagoas. Podem ocorrer em ambientes com influência marinha, como estuários e ilhas próximas ao continente. Distribuição: Ocorre em todo o estado, tanto no bioma Mata Atlântica como no Pampa.

“As lontras têm dentes afiados e mandíbulas fortes o suficiente para esmagar amêijoas”, disse ela. O contato com humanos também é perigoso para as lontras. Se um humano for mordido, o estado não tem escolha a não ser sacrificar a lontra.

Elas possuem um apetite voraz para somar a seu tamanho e atividade - elas podem comer entre dois e quatro quilos de comida todos os dias! A caça por conta de sua pelagem causou um declínio significativo de população, e é uma das maiores razões para a espécie estar em grande perigo.

Possui uma cabeça menor, mais achatada e com olhos relativamente pequenos. A ariranha apresenta uma mancha esbranquiçada na garganta, que é de formato único em cada indivíduo, o que não se vê nas lontras. A cauda da ariranha é achatada, enquanto a lontra tem cauda mais cilíndrica.

orcas

Seus principais predadores são orcas e tubarões.
Essa espécie pode viver entre 30 e 35 anos. De acordo com a IUCN, a foca-comum está classificada atualmente como “pouco preocupante”.

dadas não só por serem super fofas, mas também por. segurança? Desse jeito, elas não correm o risco de se.