Quem tirou Plutão do Sistema Solar?

Perguntado por: ldomingues . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.5 / 5 5 votos

Em 2006, uma controvérsia assolou a comunidade da astronomia, quando Mike Brown, da Caltech, fez com que a União Astronômica Internacional (IAU) rebaixasse Plutão da categoria de “planeta”.

Ele deixou de integrar a lista planetária devido a atualização das definições formais do termo "planeta", feita pela União Astronômica Internacional (UAI), em 2006.

Descubra! Até 2006, Plutão era considerado o nono planeta do Sistema Solar (contando a partir do Sol).

Plutão

Mas em 2006, numa reunião da União Astronômica Internacional (IAU, da sigla em inglês), foi definida uma nova classificação para os corpos do Sistema Solar. Segundo essa nova classificação, Plutão não é mais considerado um planeta, e se encaixa numa nova categoria chamada “planeta anão”.

Embora cientistas acreditem na existência um oceano escondido sob a superfície de Plutão, a vida como a conhecemos não seria suportada no planeta.

Em nosso Sistema Solar, existem cinco planetas classificados como anões: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris. O primeiro está localizado em uma região entre as órbitas de Marte e Júpiter denominada de Cinturão de Asteroides.

Plutão é um planeta anão que orbita o nosso sistema solar. Ele está localizado em uma região desse sistema chamada de Cinturão de Kuiper, em uma zona muito afastada do sol e que, portanto, apresenta uma baixíssima influência desse astro.

Vênus

Desses, o que se encontra mais próximo dos humanos é Vênus, localizado a uma distância aproximada de 61 milhões de quilômetros da Terra em seu ponto mais próximo, afirma a Nasa.

A mudança ocorrerá em etapas: Plutão fica quase três em Aquário este ano, depois nove meses no início de 2024 e, a partir de novembro de 2024, o planeta fica definitivamente no signo por 20 anos.

A zona habitável encontra-se entre os planetas Vênus e Marte (planetas estão desproporcionais). Ilustração: cigdem / Shutterstock.com. No nosso Sistema Solar, a Zona Habitável é um espaço situado entre Vênus e Marte. Nesse espaço está localizado o Planeta Terra.

300 milhões de planetas de nossa galáxia são potencialmente habitáveis, diz Nasa. Nossa galáxia tem ao menos 300 milhões de planetas potencialmente habitáveis, de acordo com novas descobertas da Nasa.

Sabemos que o Sol acabará se tornando uma "anã branca", um remanescente de estrela que "morreu", cuja luz fraca gradualmente se apaga na escuridão. Esta transformação envolverá um processo violento que destruirá um número desconhecido de seus planetas.

Uma sonda da Nasa começará a fotografar Plutão após viajar 5 bilhões de quilômetros em nove anos para chegar ao planeta anão.

230 graus

Plutão, planeta anão distante quase 5 bilhões de quilômetros (km) da Terra, tem uma temperatura superficial média de -230 graus Celsius (ºC) e pode ser constituído por uma proporção maior de rochas do que os 60% a 70% já estimados – o restante é gelo.