É possível ver Vênus da Terra?

Perguntado por: dalvim . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.4 / 5 17 votos

Através dos telescópios, é possível observar em detalhes os planetas do Sistema Solar, em especial Marte, Júpiter e Saturno. Vênus e Mercúrio, pelo fato de estarem muito próximos ao Sol, só são visíveis próximos ao horizonte e em poucas épocas do ano.

No entanto, atualmente, todos na Terra podem ver Vênus depois que o Sol se põe, e da maioria dos locais é visível por pelo menos algumas horas. Quanto mais alto estiver no céu, mais fácil será ver, então saia cerca de 45 minutos após o pôr do sol, assim que um crepúsculo azul profundo tomar conta.

Vênus é o segundo objeto mais brilhante do céu, perdendo apenas para a Lua. Ainda assim, você terá que procurar por ele no final da tarde ou da madrugada. Por isso, ele é conhecido tanto como Estrela da Manhã (quando é visível antes do nascer do Sol) quando e Estrela Vespertina (quando visto após o pôr do Sol).

planeta Vênus

O planeta Vênus possui um movimento aparente semelhante ao do planeta Mercúrio. Isso acontece porque esses dois planetas estão localizados entre o Sol e a Terra e por isso são chamados de planetas inferiores ou interiores. Mesmo assim, se comparado a Mercúrio, o planeta Vênus é o mais fácil de ser observado.

Nesta tarde, Mercúrio, Júpiter, Vênus, Marte e Urano aparecerão juntos no céu. Você poderá vê-los através de uma transmissão online do projeto Virtual Telescope.

Vênus é o planeta mais próximo da Terra e reside entre ela e o Sol. Portanto, após a Lua, Vênus é o corpo mais brilhante no céu noturno. Conhecido como "Estrela D'Alva", quando visto pouco antes do nascer do Sol no céu do leste e "Estrela da tarde", quando visto no céu do oeste ...

Vénus é mais brilhante que qualquer astro visto no céu (descontando o Sol e a Lua), e sua magnitude aparente máxima é de -4,6. O planeta pode ser visto facilmente quando o Sol está baixo no horizonte.

Vênus está se tornando mais fácil de ser localizado à medida que aproximamo-nos do meio do ano. Procure-o na direção oeste, logo após o pôr-do-Sol. Marte, de cor avermelhada, estará visível no começo da noite, à meia-altura, entre o oeste e o noroeste.

Você também vai precisar de um binóculo ou telescópio para observar todos os planetas, já que Netuno e Urano não podem ser vistos a olho nu. Júpiter e Saturno serão bastante brilhantes e fáceis de ver. Mercúrio estará um pouco mais escuro, embora ainda possivelmente visível a olho nu.

No caso de Vênus, historicamente chamado de “Estrela D'alva” pelo seu brilho quando visível no céu, você poderá visualizar na direção noroeste, aproximadamente 25 graus acima do horizonte. O planeta terá sua observação mais fácil entre 18h30 e 20h30.

Vênus é um deles. Seu brilho peculiar é causado pela pesada atmosfera, que irradia o calor da luz do Sol na superfície. A pressão atmosférica ao nível do mar é 92 vezes maior que a da Terra.

Aliás, esse brilho venusiano o faz ser confundido com uma estrela e muitos o chamam de Estrela D'Alva (aquela vista no alvorecer) ou Estrela Vésper (a primeira vista no período vespertino).

Três planetas brilhantes - Vênus, Marte e Mercúrio - se alinharão no céu matutino, todos visíveis a olho nu na constelação de Sagitário. Vênus (mag -3,9) será o primeiro planeta a aparecer cerca de uma hora antes do nascer do sol local. Será o objeto mais brilhante no céu antes do nascer do Sol.

Marte

é Marte. Muito interessante!!! outro lado do céu em relação a Lua.