Qual é o maior cometa do universo?

Perguntado por: ixisco3 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 7 votos

cometa Bernardinelli-Bernstein

Cientistas calculam que o núcleo do C/2014 UN271, também conhecido como cometa Bernardinelli-Bernstein, tenha mais de 136 quilômetros de diâmetro. Um cometa gelado com um núcleo de cerca de 136 quilômetros de diâmetro foi confirmado por astrônomos chineses e norte-americanos utilizando o Telescópio Espacial Hubble.

Para confirmar seu tamanho, a dupla utilizou telescópios terrestres e espaciais, incluindo Hubble. Agora, novas imagens atestaram que o Bernardinelli-Bernstein é de fato o maior cometa já registrado.

1 Ceres

Os maiores asteroides com uma massa medida com precisão, porque foram estudados pela sonda espacial Dawn, são 1 Ceres com uma massa de(939.3±0.5)×1018 kg, e 4 Vesta em(259.076±0.001)×1018 kg.

Trata-se do cometa C/2022 E3. O cometa foi detectado pelo programa Zwicky Transient Facility (ZTF) em março de 2022, quando passava pela órbita de Júpiter. A observação foi feita por meio do telescópio Samuel-Oschin, no Observatório Palomar, na Califórnia (EUA).

O cometa Halley é o mais famoso de todos por ser o primeiro a ser registrado como periódico, contudo ele não é o único. Em 2022, existem mais de mil cometas catalogados, sendo que 150 deles já possuem períodos orbitais bem identificados, com passagens próximas da Terra a cada 50 a 200 anos.

Cientistas calculam que o núcleo do C/2014 UN271, também conhecido como cometa Bernardinelli-Bernstein, tenha mais de 136 quilômetros de diâmetro. Um cometa gelado com um núcleo de cerca de 136 quilômetros de diâmetro foi confirmado por astrônomos chineses e norte-americanos utilizando o Telescópio Espacial Hubble.

cometa Halley

A última aparição do cometa Halley aconteceu no ano de 1986, quando ele esteve a 63 milhões de quilômetros de distância da Terra. Segundo a Nasa, o Halley estará mais uma vez visível nos céus no ano de 2061.

Chicxulub

Nomeado como Chicxulub, o impacto do asteroide acabou com 75% da vida existente em nosso planeta, mas qual era o tamanho dele?

meteorito do Bendegó

O meteorito do Bendegó, também conhecido como Pedra do Bendegó ou simplesmente Bendegó, é um meteorito que foi encontrado em 1784 no sertão do estado da Bahia, região da atual cidade de Monte Santo. Com 5 360 quilos, é o maior siderito já achado em solo brasileiro.

Denominado 2023 NTI, o objeto tem cerca de 60 metros de diâmetro, um dos maiores que passaram próximos à Terra nos últimos tempos. O asteroide voou a cerca de um quarto de distância entre a Terra e a Lua – a mais de 96.500 km.

Meteoritos, meteoros e meteoroides
Rochas espaciais de tamanho maior - até mil quilômetros - ficam conhecidas como asteroides. Meteoros são flashes de luz que ocorrem quando um meteoroide queima e se desintegra na atmosfera da Terra, criando o que é popularmente conhecido como estrela cadente.

A velocidade na qual os cometas viajam pode oscilar entre dezenas até centenas de milhares de quilômetros por hora. Alguns dos cometas mais velozes do Sistema Solar, a exemplo do cometa interestelar 2I/Borisov, atingem 175.000 km/h.

3.743 cometas

De acordo com a Nasa, a agência espacial americana, existem atualmente 3.743 cometas conhecidos. Normalmente, os cometas têm cerca de três a cinco km de diâmetro, do tamanho de um vilarejo.