Por que o Sol não aparece a noite?

Perguntado por: nguedes . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.9 / 5 7 votos

O planeta Terra gira em torno dele mesmo, é o que a gente chama de rotação. Conforme a gente vai girando com a Terra, chega uma hora que ele fica do outro lado do planeta e aí onde nós estamos, no lado oposto, fica escuro – é a noite.

É de conhecimento geral que o sol nasce pela manhã e se põe no fim da tarde. Porém, há alguns lugares do planeta em que o Astro Rei decide fazer uma participação especial durante a noite, e esse fenômeno é denominado sol da meia noite. Em certas regiões do planeta, como nas zonas polares, o sol fica dias sem aparecer.

Quanto mais longe do Equador, menor a duração do dia. Além da Noruega, os outros países onde acontece o fenômeno da noite polar são: Estados Unidos (Alasca);

Norilsk é um dos poucos lugares do mundo onde uma pessoa pode perguntar se é de dia ou de noite sem ter medo de que alguém ache que ela está maluca. Três meses por ano, de novembro a fevereiro, o sol não nasce em Norilsk e somente a aurora boreal rompe a escuridão da longa noite.

Finlândia

? No norte da Finlândia são quase 73 noites, sem noite! Isso porque acima do círculo polar ártico, o sol brilha sem parar por mais de 2 meses em várias regiões!

A região da Lapônia se estende por países como a Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia, mas é na Finlândia em que é chamada de terra do sol da meia-noite. No verão, a região recebe até mesmo festivais relacionados aos dias eternos, como o Festival de Cinema do Sol da Meia-Noite.

Svalbard. Para ter a verdadeira luz do dia 24 horas por semana, você precisará ir para o norte até o arquipélago ártico de Svalbard.

O polo sul tem 6 meses de dia e o polo norte, 6. meses de noite ininterruptas. Ou seja, o Sol da meia-noite acontece no polo sul e no. polo norte, com duração de 6 meses em cada um dos.

Svalbard, Noruega
Svalbard fica a 500 km da costa norueguesa e entre os dias 10 de abril e 23 de agosto, o sol não se põe por lá — o arquipélago é também a região habitada mais ao norte da Europa.

Alasca, EUA
O Alasca é um dos estados dos Estados Unidos, lar de 730 mil pessoas. A aurora boreal também é comum nessa região, que também é um dos poucos locais onde orcas selvagens caçam através da costa. O início do período em que o Sol não se põe é muito apreciado no Alasca, pois simboliza o fim do frio invernal.

A noite polar
O fenômeno da penumbra prolongada é conhecido como noite polar e é comum em regiões localizadas dentro dos círculos polares, que passam mais de 24 horas sem sol. No caso de Utqiaġvik, serão muito mais de 24 horas - as pessoas vão passar 65 dias no escuro.

Quando ocorre? Ocorre durante o verão das proximidades dos pólos do planeta, devido à inclinação do eixo da Terra em relação à sua órbita, fazendo a luz do sol atingir o globo de forma perpendicular sobre os pólos, com duração de seis meses em cada. No pólo sul acontece entre os meses de outubro e março.

Yakutsk

Capital da vasta região da Sibéria, Yakutsk é amplamente conhecida como a cidade mais fria do mundo. “Nenhum outro lugar na Terra regista esta temperatura extrema”, diz. Embora as temperaturas durante o breve Verão possam ultrapassar 29ºC, no Inverno caem abruptamente para os -40ºC.

Mercúrio

Mercúrio é um planeta que possui elevadas temperaturas pela proximidade com o Sol, mas não é o mais quente. O planeta Mercúrio é o mais próximo do Sol.

O verão traz dias extensos, com até 19 horas de sol – o astro rei quase não se põe durante o chamado sol da meia noite. Na estação mais quente do ano, a programação da viagem ao Alasca é extensa, com muitas oportunidades.