Qual é o planeta que desapareceu?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 6 votos

Cientistas acabaram de fazer um planeta desaparecer. De acordo com um novo estudo, Alpha Centauri Bb, um mundo no sistema mais próximo de nós, era somente um fantasma nos dados. O planeta, embora talvez tivesse uma massa parecida com a da Terra, foi considerado um marco quando anunciado em 2012 pela revista Nature.

Descoberto há 80 anos, Plutão foi considerado o último planeta do sistema solar até 2006. Nesta data, a União Astronômica Internacional definiu novas regras para classificação de planetas: o corpo deve ser esfércio; girar em torno do sol; e ter órbita livre, sem outros objetos em seu caminho.

Segundo essa nova classificação, Plutão não é mais considerado um planeta, e se encaixa numa nova categoria chamada “planeta anão”.

Mercúrio

Mercúrio, o menor planeta do Sistema Solar, está encolhendo à medida que seu interior esfria , conforme revelado por um novo estudo publicado na revista Nature Geoscience. Esse encolhimento já causou uma diminuição de cerca de 14 km em seu raio.

Plutão: Planeta x Planeta anão
Esse debate chegou ao fim em 2006, quando a União Astronômica Internacional (IAU) definiu alguns requisitos para um objeto ser considerado um planeta, o que rebaixou Plutão à categoria de planeta anão.

Netuno é o último planeta do Sistema Solar, além de ter sido o último a ser descoberto. Netuno é o planeta mais recentemente descoberto. Sua presença foi notada no ano de 1845.

Descoberto há 80 anos, Plutão foi considerado o último planeta do sistema solar até 2006. Nesta data, a União Astronômica Internacional definiu novas regras para classificação de planetas: o corpo deve ser esfércio; girar em torno do sol; e ter órbita livre, sem outros objetos em seu caminho.

Essa última regra selou o destino de Plutão, pois ele compartilha sua vizinhança orbital com outros KBOs gelados. Por isso, ele foi para a categoria de "planeta anão".

Embora cientistas acreditem na existência um oceano escondido sob a superfície de Plutão, a vida como a conhecemos não seria suportada no planeta.

Em nosso Sistema Solar, existem cinco planetas classificados como anões: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris.

Kepler-186f

Kepler-186f é um exoplaneta que orbita a Kepler-186. Trata-se do primeiro planeta de tamanho semelhante ao da Terra, descoberto na zona habitável de uma estrela.

Vênus

Vênus: o planeta mais quente do Sistema Solar
Enquanto nosso Pálido Ponto Azul tem atmosfera formada principalmente por nitrogênio, oxigênio e ozônio, Vênus é coberto por uma atmosfera espessa e tóxica de dióxido de carbono.

Júpiter

Júpiter: Maior planeta do sistema solar, formado principalmente pelos gases hidrogênio, hélio e metano e, ainda, um pequeno núcleo sólido no interior. Saturno: É o segundo maior planeta do sistema solar, conhecido pelos anéis formados por gelo e poeira cósmica.

Atualmente, ele é formado por oito planetas, sendo eles: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Os chamados planetas rochosos, mais próximos do Sol, são formados predominantemente por rochas. Já os planetas gasosos, localizados mais distantes do Sol, são constituídos por gases diversos.

Se considerarmos cálculos que levam em conta planetas externos como os do Sistema Solar, chegaríamos a um total de dez trilhões de planetas na Via Láctea — isso sem considerar os planetas órfãos, aqueles que não orbitam estrela alguma. Ao incluí-los, o número pode chegar a até 10¹⁹ planetas.

Estima-se que a nossa galáxia, a Via Láctea, possui de 200 a 400 bilhões de estrelas.