Por que se llama Via Láctea?

Perguntado por: nmaia . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 20 votos

As primeiras menções da “Via Láctea” nos levam até os gregos antigos, que batizaram com o nome que significa “Caminho do Leite”, devido a forma que a faixa da Via Láctea se mostra a olho nu na esfera celeste.

A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado. Os gregos antigos a chamaram assim porque viam um “caminho de leite” ao observar o céu. Essa aparência leitosa fica mais visível a olho nu em noites de inverno e em locais com pouca poluição luminosa.

A Via Láctea é a galáxia de formato espiral em que o Sistema Solar está localizado. Ela é composta principalmente por estrelas, poeiras e gases.

Via Láctea é uma das bilhões de galáxias presentes no Universo. Trata-se da galáxia onde está localizado o Sistema Solar. É formada por matéria escura, gases, poeira e corpos celestes como estrelas, planetas, planetas anões, asteroides, meteoritos e outros.

No final do século XVIII, o astrônomo alemão William Herschel (1738-1822), que já era famoso por ter descoberto o planeta Urano, mapeou a Via Láctea usando seu telescópio de 1,2 m de diâmetro.

Parque Nacional do Desengano, Rio de Janeiro
A área preservada oferece uma visão excepcional das estrelas, permitindo, inclusive, ver a Via Láctea de forma bem clara. Graças à ausência total de iluminação no parque, os detalhes no céu ficam ainda mais visíveis e impressionantes.

A Via Láctea pertence a um conglomerado de galáxias denominado pelos cientistas de “Grupo Local”, constituído por cerca de 50 galáxias. Entre as mais conhecidas galáxias deste grupo estão a Via Láctea, Andrômeda e Triângulo. As demais são galáxias anãs que orbitam a Via Láctea ou Andrômeda.

UGC 2885

A Galáxia UGC 2885 é a maior conhecida no Universo, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA). Ela foi capturada em uma fotografia em 2020, durante o 30º aniversário do Telescópio Espacial Hubble, projeto realizado pela agência espacial norte-americana Nasa, em conjunto com a ESA.

A Massa da Galáxia. O Sol, as outras estrelas, as nebulosas gasosas, e tudo o que faz parte da galáxia, gira em torno do centro galáctico movido pela atração gravitacional da grande quantidade de estrelas (massa) ali concentradas, da mesma forma que os planetas giram em torno do Sol.

No centro da Via Láctea há um bojo cheio de estrelas antigas e poeira. Mas, escondido no ponto central dessa região, está um objeto massivo, denso e invisível. A Via Láctea é uma galáxia formada principalmente por um disco de braços espirais e uma região central muito densa e amarelada chamada "bojo".

Galáxia de Andrômeda

A Galáxia de Andrômeda recebe esse nome por se localizar na constelação de Andrômeda.

Proxima Centauri

Proxima Centauri é a estrela mais próxima do Sol, situada a apenas pouco mais de 4 anos-luz de distância. O planeta recém descoberto, com o nome Proxima d, orbita a estrela Proxima Centauri a uma distância de cerca de quatro milhões de km, ou seja, menos de um décimo da distância entre Mercúrio e o Sol.

Sistema Solar

O planeta Terra está localizado no Sistema Solar que, juntamente com mais de 100 bilhões de estrelas, formam a nossa galáxia, a Via Láctea.