O que tem luz própria?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 19 votos

- Estrelas: são astros que possuem luz própria, formadas por gases (hélio e hidrogênio).

Os astros luminosos são aqueles que possuem luz própria, como as estrelas. A luz que os astros luminosos emitem vem da produção da energia que ocorre nestes. No caso das estrelas, por exemplo, a luz que vemos à noite é o resultado de uma queima do próprio material que constituem estes corpos celestes.

Os planetas não têm luz própria, apenas refletem a luz recebida, portanto são astros iluminados. A Terra realiza vários movimentos, sendo que um deles é em torno do seu eixo imaginário; outro é ao redor do Sol.

Corpo luminoso – são os corpos que emitem luz própria. Ex: sol, estrelas, chama de uma vela.

Dependendo do comprimento de onda da luz que observamos, Júpiter e Saturno, planetas gigantes que são satélites do nosso Sol, emitem radiação, tanto no infravermelho como em rádio, em quantidade maior que aquela que recebem do Sol.

O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso.

As estrelas emitem luz, calor e outros tipos de radiação em razão dos processos de fusão nuclear que ocorrem em seu interior, liberando grandes quantidades de energia.

Vênus

O mais brilhante dos planetas, Vênus excepcionalmente pode ser avistado durante o dia. Sua cor é branco-azulada e seu brilho aparente só é superado pelo Sol e pela Lua.

Conseguimos ver os planetas porque eles refletem parte da luz do Sol. Júpiter é especialmente visível devido ao seu tamanho — é o maior planeta do nosso sistema solar.

As estrelas Anãs Vermelhas
Bem menores que o Sol, também emitem menos luz e calor.

Fontes primárias são, por exemplo, o Sol, a lâmpada elétrica, o fogo, que tem luz própria. Já as fontes secundárias transmitem luz recebida de uma fonte primária, por exemplo, a Lua que reflete a luz do Sol.

O sol é composto por diversos gases e apresenta explosões constantes que emitem luz e calor, por isso ele apresenta luz própria. Portanto, o sol apresenta luz própria por ser composto de gases que explodem constantemente, emitindo luz e calor.