Qual é o cometa mais raro?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 10 votos

Trata-se do cometa C/2022 E3. O cometa foi detectado pelo programa Zwicky Transient Facility (ZTF) em março de 2022, quando passava pela órbita de Júpiter. A observação foi feita por meio do telescópio Samuel-Oschin, no Observatório Palomar, na Califórnia (EUA).

O Cometa, chamado de C/2023 P1 Nishimura, foi oficializado esta semana em uma Circular do Minor Planet Center. Ele foi descoberto no último dia 11, pelo astrônomo amador japonês Hideo Nishimura. A história da descoberta deste cometa já é algo incrível.

O cometa Halley

O cometa Halley é o mais famoso de todos por ser o primeiro a ser registrado como periódico, contudo ele não é o único. Em 2022, existem mais de mil cometas catalogados, sendo que 150 deles já possuem períodos orbitais bem identificados, com passagens próximas da Terra a cada 50 a 200 anos.

cometas Halley

A cauda aponta sempre na direção oposta ao Sol. Os cometas Halley, Shoemaker-Levy 9 e Hale-Bopp estão entre os cometas mais famosos. Binóculos e telescópios podem ser utilizados para a observação dos cometas. São evidências importantes da origem do Sol e do Sistema Solar.

cometa Bernardinelli-Bernstein

O cometa Bernardinelli-Bernstein, assim chamado porque foi encontrado pelo estudante de graduação do Departamento de Física e Astronomia da Universidade da Pensilvânia, Pedro Bernardinelli, e pelo professor Gary Bernstein, tem entre 100 a 200 quilômetros de diâmetro.

1. Grande cometa de 1680. Um dos mais brilhantes cometas do século 17 foi descoberto pelo astrônomo alemão Gottfried Kirch em 14 de novembro de 1680. Os relatos da época contam que ele era visível mesmo à luz do dia, principalmente por ter uma cauda bem longa.

Agosto de 2024: o cometa C/2023 A3 alcançará a área entre a Terra e Marte. No final do mês, o cometa se aproximará da Terra a uma distância de 1,76 UA. Setembro de 2024: o cometa C/2023 A3 entrará na órbita de Vênus.

Duas equipe de cientistas observaram o corpo celeste que 'passará' pela Terra em outubro de 2024. Um cometa foi descoberto por duas equipes independentes e vai aparecer no céu noturno no dia 13 de outubro de 2014.

Este foi o primeiro cometa reconhecido como periódico, descoberta esta realizada pelo astrônomo inglês Edmond Halley entre 1696 e 1705, o qual faleceu no ano de 1742 sem poder ver suas teorias confirmadas (seu nome é homenagem ao seu descobridor).

3.743 cometas

De acordo com a Nasa, a agência espacial americana, existem atualmente 3.743 cometas conhecidos. Normalmente, os cometas têm cerca de três a cinco km de diâmetro, do tamanho de um vilarejo.

2023 é o ano em que o cometa Halley atinge seu afélio – o ponto mais distante do Sol – antes de fazer sua jornada de volta para dar uma volta em torno de nossa estrela.

O cometa Halley é um dos mais famosos cometas periódicos que podem ser vistos a olho nu da superfície terrestre. A sua passagem ocorre a cada 75 ou 76 anos. A última passagem desse cometa na Terra aconteceu entre 1985 e 1986. Esse cometa tem como características a grande luminosidade e a baixa densidade.

Os meteoros são fenômenos derivados da entrada de partículas de rocha provenientes do espaço na atmosfera terrestre. Portanto, são partículas sólidas de rochas e outros fragmentos espaciais, notadamente oriundos de cometas e asteroides, que ao entrarem na atmosfera da Terra produzem uma sinalização luminosa.

Atualmente, reconhecemos quatro planetas anões em nosso Sistema Solar, além de Plutão: Ceres, Haumea, Makemake e Éris. Geralmente, eles têm massas muito pequenas, de forma que não são os astros dominantes em suas órbitas e às vezes possuem luas que têm tamanhos muito parecidos com o do próprio planeta anão que orbitam.