Quem tem problemas de coluna pode fazer crossfit?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 14 votos

Em alguns casos, o recomendado é ter o acompanhamento de um fisioterapeuta que possa guiar os movimentos dos alunos, prevenindo novas lesões.

Segundo o médico ortopedista e traumatologista Cláudio Kawano, não é raro que os adeptos do crossfit tenham lesões prévias de outros esportes, o que tem impacto na realização dos treinos de alta intensidade. - Deve-se lembrar que as lesões do ombro e coluna lombar podem aparecer mais.

Natação: excelente opção de atividade física de baixo impacto, a natação ajuda a fortalecer os músculos da coluna sem sobrecarregá-la. Pilates: esse método trabalha a estabilização da coluna, melhora a postura e fortalece os músculos do core.

Quem Não Pode Fazer Crossfit?

  • Quem tem questões posturais. Crossfit é, por definição, de alta intensidade. ...
  • Quem não tem experiência com exercícios multiarticulados. ...
  • Quem está se recuperando de lesão. ...
  • Não há box de crossfit disponível. ...
  • Você não tem muito tempo. ...
  • Você gosta de fazer exercícios sozinho.

Se os músculos das costas ficarem muito doridos, assegure-se que descansa o tempo suficiente (e bem) entre treinos. Por norma os atletas de Crossfit quando sentem estas dores, antes dos wods com levantamentos pesados, utilizam um cinto de proteção para as costas.

Desordens gerais na coluna. Lesões agudas ou crônicas na coluna vertebral podem computar em contraindicação relativa à prática do exercício. Pacientes em crise aguda de hérnia discal ou sob sintomas severos de dor não devem praticar exercícios nessas condições. Pessoas portadoras de Síndrome de Ehlers-Danlos (SED)*

Neste estudo o CrossFit apresentou 31% de incidência de lesão, um índice bem menor que musculação e corrida. Em corredores, o número é de 65% e, quem acha que uma leve caminhada é livre de risco, 21% das pessoas que caminham apresentaram lesões.

Exercícios de alto impacto : por exemplo corridas e aulas que envolvam muitos pulos. Estes exercícios devem ser evitados, pois o impacto excessivo pode piorar os problemas já existentes de coluna ou causar novos problemas.

Alguns exercícios de impacto, como corrida na esteira, saltos e agachamentos com pesos, podem trazer riscos para a coluna vertebral, já que a sobrecarga gerada durante esses movimentos pode afetar as estruturas que compõem a coluna.

Prancha abdominal ou isométrica
A prancha também é um exercício clássico que ajuda a fortalecer a lombar, além de ser útil pra prevenir dores na coluna. Esse exercício trabalha a contração dos músculos e cria resistência ao corpo.