Por que a capoeira é uma dança?

Perguntado por: amota . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 3 votos

A capoeira nasceu como luta disfarçada em dança, os negros escravizados não poderiam ser pegos treinando uma luta ou algo que se tornaria uma arma para que eles poderiam fugir. Então criaram a ginga e seus balanços para enganar os feitores e eles pensarem que, estavam dançando ou realizando seus rituais”.

A dança na capoeira, imbricada no jogo, expressa-se no gingado em que o corpo todo se embala ao som de berimbaus, pandeiros, atabaque, cantos e palmas, descrevendo círculos no espaço da roda e fazendo com que o sujeito lute dançando e dance lutando (FALCÃO, 2004, p. 154).

A capoeira é uma representação cultural afro-brasileira que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Ela é caracterizada por movimentos ágeis e complexos, nos quais são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos.

HISTÓRIA LIGADA À ESCRAVIDÃO
Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia, assim, a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança.

Aumenta o fluxo sanguíneo e melhora a saúde do sistema cardiovascular. Ajuda a combater a depressão. Eficaz para perder calorias e fortalecer os músculos. Evita o sedentarismo.

Nas civilizações antigas, como a egípcia e a mesopotâmica, a Dança era uma forma de honrar os Deuses. Esse tipo de Dança sobrevive até hoje em países como Índia e Japão, e é considerada milenar. Na Grécia antiga, a Dança também tinha um caráter ritual, sendo usada nos cultos aos Deuses.

A capoeira foi criada no século XVII pelo povo escravizado da etnia banto e se difundiu por todo o Brasil.

A Capoeira é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e intricados. Utiliza principalmente de movimentos feitos junto ao chão ou de cabeça para baixo. Os golpes mais comuns são: chutes, rasteiras, cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

Os capoeiristas se perfilam na roda de capoeira cantando e batendo palmas no ritmo do berimbau enquanto dois capoeiristas jogam capoeira.

A musicalidade na capoeira será apresentada como um processo de resgate de memórias através das letras compostas por praticantes da arte, valorizando a grandeza desse campo de história oral.

Manoel dos Reis Machado, conhecido como Mestre Bimba, foi o criador da capoeira regional, também chamada de luta regional baiana, no final da década de 1920.