Quantos anos tem a capoeira?

Perguntado por: agois3 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 10 votos

A capoeira foi criada no século XVII pelo povo escravizado da etnia banto e se difundiu por todo o Brasil. Hoje é considerada um dos maiores símbolos da cultura brasileira.

Nem todo mundo sabe que a capoeira nasceu durante a época da escravidão no Brasil. Pesquisas indicam que entre 3 e 5 milhões de africanos foram trazidos para trabalhar à força, principalmente na agricultura, mineração ou com serviços domésticos. A capoeira era, nessa época, uma forma de luta e resistência dos escravos.

Luta foi criada no século 17 por escravos africanos
Nos anos 30, o baiano Manuel dos Reis Machado, o mestre Bimba, tirou os capoeiristas do chão, quebrou o gingado e incorporou golpes de outras lutas.

Manoel dos Reis Machado

Comemora-se hoje (23) 119 anos de Manoel dos Reis Machado também conhecido como Mestre Bimba. Mestre Bimba nasceu no dia 23 de novembro de 1899 na cidade de Salvador/BA e foi responsável por fundar a primeira escola de capoeira do Brasil e conhecido por ser precursor de um novo estilo chamado “capoeira regional”.

A palavra capoeira significa "o que foi mata", por meio da conexão dos termos ka'a ("mata") e pûer ("que foi"). Alude às áreas de mata rasa do interior do Brasil, onde era feita a agricultura indígena.

Resumidamente, afirma-se que “a capoeira foi proibida por um longo período, precisamente até 1930, quando mestre Bimba fez uma apresentação da luta para o então presidente Getúlio Vargas, que a transformou em esporte nacional brasileiro”.

Em apresentação ao presidente Getúlio Vargas, este, admirado exclamou: “A capoeira é o esporte verdadeiramente nacional”. Em 1934, Getúlio Vargas legalizou a capoeira com profissão.

A capoeira deixou de ser crime a partir de 1934, através de um decreto expedido pelo presidente Getúlio Vargas, o jogo passaria a gozar de um reconhecimento e de maior prestígio perante a sociedade.

Resumo. Capoeira e candomblé são manifestações marcadas pela ancestralidade africana, embora desenvolvidas em território brasileiro e influenciadas por outros contatos culturais. Por esse motivo, várias pessoas confundem as duas manifestações e enxergam forte ligação entre elas.

a capoeira parece possuir aspectos éticos bastante peculiares e que demonstram uma relação harmônica em uma convivência social protagonizada por participantes de um jogo. Desta forma, a capoeira é um jogo (REIS, 2001, p. 81-2).

Manoel dos Reis Machado

Há 118 anos, nascia na Bahia mestre Bimba, o rei da capoeira
No dia 23 de novembro de 1900, nasceu em Salvador, na Bahia, Manoel dos Reis Machado, mais conhecido como mestre Bimba, criador da capoeira regional. Mestre Bimba foi um dos maiores representantes da cultura afro-brasileira de todos os tempos.

Mestre Bimba foi o maior capoeirista de todos os tempos, o libertador da capoeira, o paladino da cultura negra, o criador da luta regional baiana (cognome sob o qual a capoeira foi liberada, na década de 1930, pelo interventor da Bahia, Ten. Juracy Magalhães, da proscrição pelo Código Penal).

Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva. A polícia recebia orientações para prender os capoeiristas que praticavam esta luta.

Sistemas de graduação

  • Iniciante: sem corda ou cordão.
  • Batizado: verde.
  • Graduado: amarelo.
  • Avançado: azul.
  • Intermediário: verde e amarelo.
  • Adiantado: verde e azul.
  • Estagiário: amarelo e azul.

estado da Bahia

A capoeira é uma prática que se desenvolveu principalmente no estado da Bahia, porém atualmente é difundida em todo o país.

dia 3 de agosto

De presença marcante na cultura popular brasileira, a prática ganhou destaque no calendário comemorativo nacional. A data fixada para celebrar o dia da capoeira é o dia 3 de agosto. Por ter um caráter histórico, vinda do continente africano no século XVI, a atividade é bastante explorada nas disciplinas escolares.