Como são chamadas as músicas de capoeira?

Perguntado por: tsalgueiro . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 5 votos

As músicas na capoeira Angola são chamadas de ladainhas, louvações e corridos, elas são executadas especificamente para a realização da roda de capoeira.

É daí que vem a famosa “malandragem” cantada na capoeira.

Existem as Ladainhas, os Corridos as Quadras e as Chulas, sendo que esta última é objecto de discussão. Cada um destes cânticos tem um papel definido nas rodas de capoeira, criando um fundamento musical e ritual, ainda mais rico para os praticantes da capoeira.

Geralmente, as músicas de capoeira são criadas/compostas e cantadas como uma forma de expressão dos sentimentos, emoções, mas também enquanto meio de denúncia/crítica social por parte dos/as capoeiristas.

NA RODA DE CAPOEIRA A CANTIGA POSSUI VÁRIOS FORMATOS COMO: A LADAINHA, A CHULA, O CORRIDO E A QUADRA.

INSTRUMENTOS DA CAPOEIRA
Para a capoeira, utilizamos basicamente o berimbau, o atabaque, o pandeiro, o agogô e o reco-reco.

O berimbau e o atabaque emprestam seus atributos sagrados e são reverenciados na roda, seus cânticos narram causos e lendas de deuses e orixás, que, junto ao catolicismo, compõem o sincretismo de uma religiosidade peculiar às manifestações culturais dos africanos e seus descendentes no Brasil.

Cantos de Atividades Diversificadas são uma estratégia de trabalho pedagógico que valoriza a autonomia, a capacidade, a tomada de decisão e a criatividade das crianças.

Existem vários estilos de capoeira, mas as três principais são:

  • Capoeira Angola – modalidade mais antiga. ...
  • Capoeira Regional - criada pelo famoso mestre Bimba, possui um ritmo musical mais rápido e seco, além de movimentos mais suaves. ...
  • Capoeira Contemporânea – é uma prática mais recente, surgiu na década de 70.

Berimbau

Berimbau. O berimbau é tido como o principal instrumento que acompanha a capoeira, podendo até ser usado sozinho. É um arco de madeira composto pela corda de aço, verga e cabaça, Ele é tocado pelo dobrão e pela baqueta, junto com o caxixi.

A oralidade presente na Capoeira pode ser compreendida como o principal e mais viável aspecto na transmissão de conhecimentos. Cada grupo de Capoeira adota uma metodologia para repassar esses saberes seculares que a música pode proporcionar ao capoeirista, além da magia presente nas canções, nas melodias e nos ritmos.