Qual o nome do símbolo da Copa do Mundo?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 6 votos

Não é fantasminha: o que significa La'eeb, a mascote da Copa do Qatar.

La'eeb foi anunciado como mascote da Copa do Mundo 2022 em abril deste ano. LANCE! O mascote oficial da Copa do Mundo chamou a atenção dos torcedores durante a cerimônia de abertura do torneio.

Símbolo da Copa Catar 2022
O formato 3D, segundo os criadores, revela um círculo perfeito quando é rotacionado, simbolizando o planeta Terra e a bola de futebol. O emblema também faz referência ao símbolo do infinito, que é frequentemente associado com a faixa de Möbius – logo do IMPA!

La'eeb, que significa "Jogador super habilidoso", é um personagem inspirado no lenço usado na cabeça das pessoas do mundo árabe. Trata-se de uma vestimenta tradicional popularmente conhecida por três nomes: Keffyeh, Shemagh e Ghutra.La'eeb será o 15° mascote da história das Copas do Mundo.

A mascote da Copa no Catar é o simpático La'eeb, que remete aos tradicionais lenços de cabeça da cultura árabe. A história das mascotes da Copa do Mundo começou a partir da Copa de 1966, na Inglaterra. Da primeira Copa, em 1930, no Uruguai, a Copa de 1962, no Chile, os mundiais de futebol não tiveram nenhum mascote.

A FIFA anunciou em abril deste ano La'eeb, mascote oficial da Copa de 2022 que será disputada no Catar. De acordo com a entidade, a palavra em árabe significa "jogador super habilidoso". O formato do mascote simula o ghutra, lenço tradicional utilizado no país árabe.

Apresentado em um vídeo durante a abertura do sorteio dos grupos, realizada no inicio do ano, La'eeb é o mascote da Copa do Catar 2022. A palavra, segundo a Fifa, significa “jogador super habilidoso” em árabe. Os lenços de cabeça, típicos da cultura árabe, foram a inspiração para desenvolver o desenho de La'eeb.

A bandeira do Catar é o principal símbolo nacional desse país do Oriente Médio. Ela possui um desenho de uma serra com nove pontas e ainda duas colorações distintas. O desenho marcante das pontas da serra indica a ligação histórica do país com outros emirados no Oriente Médio.

O mascote representa o Keffiyeh, lenço usado na cabeça por diversas pessoas do mundo árabe, normalmente feito com base em algodão. Como de costume, os mascotes das Copas do Mundo, existentes desde 1966, representam alguma característica tradicional do país-sede.

2002: Kaz, Ato e Nik
A Copa do Mundo de 2002 foi a primeira a ser sediada em dois países: Coreia do Sul e Japão. Na hora de escolher o mascote, a inovação também comandou. Foram escolhidos três personagens alienígenas para simbolizar a tecnologia das sedes.

La'eeb, que significa "Jogador super habilidoso", é um personagem inspirado no lenço usado na cabeça das pessoas do mundo árabe. Trata-se de uma vestimenta tradicional popularmente conhecida por três nomes: Keffyeh, Shemagh e Ghutra.

O mascote parece um fantasma voando, mas, na verdade, é baseado no ghutrah ou shemagh, o tradicional lenço quadrado que os homens árabes usam na cabeça.

Fuleco

A Copa do Mundo de 2014 aconteceu no Brasil e o tatu-bola foi eleito, por votação popular, o mascote por ser um animal típico da fauna brasileira e ameaçado de extinção. O animal colorido com verde, amarelo e azul veste uma camisa branca com Brasil 2014 escrito. O nome "Fuleco" significa a junção de futebol e ecologia.

O leão Willie foi o primeiro mascote oficial de uma Copa do Mundo.

Copa do Mundo {n.p.} Brazil wins the FIFA World Cup for the second time, in Chile.

Tazuni

Tazuni é a mascote da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023, um pinguim adolescente com uma mecha azul em seu cabelo. Essa característica não é apenas uma representação de seu estilo, mas também uma referência ao pinguim-azul.