Quem tem problema de pressão alta pode comer pimenta?

Perguntado por: aAvila . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Não, pelo contrário, as pimentas são aliadas no tratamento contra a hipertensão. Elas podem ajudar a reduzir a pressão arterial e a substância que torna a pimenta picante é responsável por aumentar a produção de uma molécula (óxido nítrico) que protege os vasos sanguíneos contra inflamação.

Segundo a Dra. Ana Catarina Periotto, também cardiologista, cafeína, gengibre e pimenta também contribuem para o aumento da pressão. Diversos alimentos típicos do cotidiano de grande parte da população possuem sódio em excesso e, portanto, fazem mal para a pressão.

Pimenta sozinha não eleva a pressão, disse o cardiologista. O cuidado deve ser tomado se o produto for em conserva, pois o sal é o conservante.

Na verdade, o principal alimento a ser evitado por quem tem pressão alta é o sódio, mineral presente em quase metade da composição do sal. Para diminuir o consumo deste tempero, aposte em algumas outras opções, por exemplo: manjericão, orégano, sal marinho, cominho, açafrão e outras ervas e temperos naturais.

Agora, uma ressalva bem importante: aqueles que JÁ possuem gastrite, úlceras, hemorroidas e diverticulites devem evitar o consumo de pimenta e/ou pratos apimentados. Isso porque essas condições de saúde podem piorar com a ingestão de pimenta.

7 alimentos que podem diminuir sua pressão arterial

  1. Bananas. As bananas são ricas em potássio, um mineral muito importante para o controle da hipertensão. ...
  2. Frutas cítricas. ...
  3. Beterraba. ...
  4. Salmão. ...
  5. Semente de abóbora. ...
  6. Melancia. ...
  7. Aveia.

7 alimentos que podem diminuir sua pressão arterial

  1. Bananas. As bananas são ricas em potássio, um mineral muito importante para o controle da hipertensão. ...
  2. Frutas cítricas. ...
  3. Beterraba. ...
  4. Salmão. ...
  5. Semente de abóbora. ...
  6. Melancia. ...
  7. Aveia.

pimenta caiena

A pimenta caiena é conhecida por reduzir o colesterol no sangue, o colesterol LDL e os triglicerídeos, aumentar o colesterol HDL e prevenir a coagulação, o que pode ajudar a prevenir ataques cardíacos e derrames.

“Para reduzir, ou até mesmo substituir, o sal nas preparações culinárias podemos utilizar temperos naturais como açafrão, manjericão, orégano, alecrim, alho, cebola, salsa, cebolinha, hortelã, louro, páprica, pimentão, tomilho, limão, vinagre e outros”, orienta a nutricionista Maria Amélia Ribeiro Elias.

Carnes, como hambúrguer, bacon, carne seca, salsicha, charque; Miúdos, patês, sardinhas, anchova, bacalhau salgado; Picles, azeitona, aspargos, palmito em conserva; Bebidas alcoólicas, refrigerantes, bebidas energéticas, sucos artificiais.

Alimentos que reduzem a pressão arterial

  • Bananas e outros alimentos ricos em potássio. ...
  • Beterraba: um superalimento para a saúde do coração. ...
  • Como o alho pode ajudar a baixar a pressão arterial. ...
  • Os benefícios das lentilhas e outras leguminosas. ...
  • Benefícios das Nozes.

A pressão alta ou hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica que tem múltiplas causas. Dentre as principais, podemos citar a genética, sedentarismo, excesso de consumo de sal, obesidade, consumo excessivo de álcool, diabetes e tabagismo.

A pimenta é a mais nova aliada no tratamento contra hipertensão. Um estudo chinês descobriu que a substância que torna a pimenta picante é responsável também por aumentar a produção de óxido nítrico – molécula que protege os vasos sanguíneos contra inflamação e disfunção.

Considerado o grupo de pimentas mais saudáveis de todos, as Capsicum são muito famosas por serem também as mais saborosas. Bem conhecidas na nossa culinária, entre elas estão os seguintes tipos de pimenta: Pimenta dedo-de-moça, Pimenta biquinho, Jalapeño, Cumari-do-Pará, Malagueta, Bhut Jolokia e Carolina Reaper.

A intuição pode levar a crer que a pimenta causa aceleração e danos ao coração a ponto de causar problemas cardíacos. Mas essa não é uma verdade. “A pimenta vermelha faz bem ao coração.

Ricas em potássio, as bananas podem ajudar a controlar a hipertensão. Uma banana média contém cerca de 422 mg de potássio, que reduz os efeitos do sódio e alivia a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos.