Qual país foi criado o hot dog?

Perguntado por: idorneles . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 15 votos

A primeira versão do hot dog surgiu há muitos séculos, em meados de 1500 a.c., quando os babilônios passaram a comer salsicha com pão, mas a popularidade do lanche é devida aos alemães que, em 1850, começaram a chamar o pão com salsicha de hot dog devido ao cachorro de estimação de um cozinheiro de Frankfurt.

Alemanha

Tradicionalmente, credita-se à cidade de Frankfurt, Alemanha, como local de origem da salsicha. A ponto de, em 1987, a cidade ter promovido um evento em comemoração aos 500 anos da iguaria, que teria sido inventada em 1484.

Thomas Aloysius Dorgan

O nome hot dog (cachorro-quente) se deve ao cartunista americano Thomas Aloysius Dorgan (1877-1929), que desenhava personagens alemães na forma de cães da raça dachshund (por aqui, em terras brasileiras, são conhecidos por “salsichas”).

Os primeiros relatos da criação da salsicha sugerem que foi criada a mais de 500 anos na Alemanha, o açougueiro Johann Georghener da cidade de Coburg levou a sua criação para a cidade de Frankfurt onde ficou conhecida.

  • Estados Unidos
  • Alemanha

Desde o início da pandemia nos Estados Unidos, as vendas de salsichas têm sido maiores do que no ano passado em todas as semanas, exceto uma, de acordo com o IRI.

A salsicha é um alimento industrializado que contém altas quantidades de gorduras, conservantes, aditivos e sódio. Assim como outros ultraprocessados, não deve ser consumida em excesso.

Hot dog de Osasco (SP) bate recorde no Guinness com 61 metros e 140 kg de purê | Band Receitas.

Não tem para ninguém: o lendário Joey Chestnut é mais uma vez campeão do Nathan's Famous Hot Dog Eating Contest! Nesta terça-feira (4), em Nova York, o mito dos concursos de comer cachorro-quente conquistou seu 16º título da competição, ampliando ainda mais sua dinastia.

A gente te conta: o hot dog chegou por aqui em 1926, quando o empresário Francisco Serrador começou a vender o lanche em seus cinemas na região da Cinelândia, no Rio de Janeiro. De lá para cá, muitos ingredientes turbinaram o cachorro-quente, o que é motivo de "briga" entre os brasileiros.