Quais são os ingredientes para fazer a salsicha?

Perguntado por: tlessa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 11 votos

Abaixo irei elencar e explicar os principais ingredientes das salsichas.

  • Carne Mecanicamente Separada ou CMS. Geralmente de porco, frango ou peru. ...
  • Carne. Pedaços de carne, podem ser de origem suína, bovina ou de aves. ...
  • Ácido ascórbico / Ascorbato de sódio. ...
  • Salsão em pó ...
  • Ácido cítrico. ...
  • Tripa. ...
  • Dextrose. ...
  • Aromatizantes.

Basicamente, a salsicha pode ser produzida com carne bovina, suína ou de frango. A matéria prima usada para diferenciá-la será decidida pelo fabricante, de acordo com o tipo de produto que deseja oferecer a seus clientes.

Carne mecanicamente separada de ave (frango e/ou galinha e/ou peru), carne de ave (frango e/ou galinha e/ou peru), carne suína, água (9,93%), miúdos suínos (pode conter fígado, língua, rim e/ou coração), pele de ave (frango e/ou galinha e/ou peru), proteína de soja (2,48%)**, amido (1,80%), sal, páprica, cebola, ...

Para que a salsicha fique no formato que conhecemos, a massa é colocada dentro de uma embalagem de celulose que, posteriormente, é retirada. Algumas são preparadas dentro de tripas reais de animais — isso mesmo, os intestinos dos animais são usados para modelar as salsichas, e elas são vendidas e servidas assim mesmo!

Matéria-prima: A base da salsicha é a chamada carne industrial, que é composta principalmente de sobras e aparas dos cortes tradicionais de boi, frango e porco. Essas partes menos valorizadas são congeladas e, em seguida, cortadas em pedaços bem pequenos por máquinas automáticas especializadas.

Salsicha de frango e peru
Inclusive, essas versões são consideradas mais saudáveis do que a hot dog, já que são feitas apenas com carnes e miúdos das aves, ou seja, nada de aditivos para que tenham mais volume.

Ingredientes, do mais ao menos usado: carne mecanicamente separada de frango, carne mecanicamente recuperada de frango, carne de frango, água (5,4%), gordura suína, carne suína, proteína de soja (2,5%), pele suína, fécula de mandioca (2%), sal, dextrose, páprica, açúcar, cloreto de potássio, especiarias naturais, ...

As salsichas da Sadia têm cor alaranjada, são levemente defumadas e possuem textura mais firme. Já as salsichas da Perdigão têm cor avermelhada, sabor levemente adocicado e textura mais macia. O portfólio de salsichas da BRF é amplo e oferece opções para diferentes ocasiões de consumo e paladar.

Na pesquisa Datafolha, a Sadia leva a melhor nas categorias presunto, frango, hambúrguer e salsicha.

Conforme Ubiracir Fernandes, químico industrial, doutor em vigilância sanitária e integrante do Conselho Federal de Química (CFQ), não há comprovação sobre o tempo que demora para a salsicha “sair” do organismo de quem a ingere. “A informação é equivocada.

Esse processo definido pelo cientista francês Louis Pasteur garante a eliminação de grande parte dos microrganismos. Portanto, por segurança, é aconselhável um novo cozimento antes de consumi-la. A dica é ferver a água e, após levantar fervura, colocar as salsichas e cozinhar por três minutos.