Quem tem problema de gastrite pode comer chia?

Perguntado por: darruda . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 17 votos

Fácil de digerir, a absorção de água na chia ajuda na digestão humana. Este gel também permite proteger a mucosa do estômago e combater a gastrite assim como irá conduzir a um menor consumo de alimentos e controlar o peso, e por isso ajuda a emagrecer.

A tapioca feita com fibras como linhaça ou chia e o cuscuz são carboidratos que quem tem refluxo pode comer. Mas atenção, é importante evitar recheios gordurosos e evitar o uso de manteiga ou margarina, pois possuem alto teor de gordura.

“Também devem ser consumidos alimentos ricos em fibras, como pães integrais, torradas integrais, aveia, chia e granolas. Esses alimentos são indicados pelo fato de diminuírem a secreção do suco gástrico, reduzindo os sintomas da inflamação”, destaca.

Uma grande contraindicação para a chia tem relação com alergias. Se você tem alergia a sementes de mostarda, linhaça ou gergelim, não coma chia, já que você também pode ser alérgico a esse alimento.

Ajuda a reduzir o índice glicêmico, que é a quantidade de açúcar que fica no sangue após a ingestão de carboidratos; Contribui para o bom funcionamento do intestino, servindo também como uma alternativa para pessoas com prisão de ventre.

A chia também é rica em fibras que formam uma espécie de gel no estômago, aumentando o tempo de digestão dos alimentos e prolongando a saciedade. É, por isso, uma ótima opção para ajudar no emagrecimento.

Laranja-lima, banana, maçã, goiaba, peixe, frango, gengibre e suco verde são alguns dos alimentos com efeito positivo no processo de digestão e podem amenizar os sintomas da gastrite. Por isso, o consumo é recomendado no dia a dia. Pessoa com gastrite deve estar atenta à qualidade do café da manhã.

Não há contraindicações ao limão, mesmo quem tem gastrite deve consumir com orientação de um nutricionista.

A presença do ômega 3 na composição, por exemplo, ajuda a equilibrar os níveis de pressão sanguínea que levam a hipertensão. Além disso, o ômega 6 e antioxidantes da chia também previnem outros tipos de doenças e problemas de saúde, tal qual o aumento do colesterol e cânceres proveniente do envelhecimento celular.

Como consumir chia no café da manhã
Incluir a chia no cardápio não é nada de outro mundo. Por ter sabor neutro, ela vai bem tanto com doce, quanto com salgado, e pode ser consumida de diversas maneiras. Uma boa pedida é adicionar a chia em sucos, iogurtes e vitaminas, pois ela auxilia na diminuição do índice glicêmico.

O ideal é consumir sempre a semente já hidratada ou evitar a ingestão de qualquer líquido após o consumo da chia.

Pois a semente facilita o trânsito intestinal; Doença Diverticular: deve-se evitar o consumo do grão pela quantidade de fibras que possui. Síndrome do Intestino Irritável: nesse caso, deve-se evitar o consumo de qualquer semente.

Apenas a semente é o suficiente para emagrecer: Mito!
A semente de chia funciona como um complemento em suas refeições, logo, a prática de exercícios e uma dieta saudável são essenciais para quem procura emagrecer. É claro, a semente de chia ajuda bastante nesse sentido. O consumo diário deve ser baixo: Verdade!

Rebeca Rawl, médica e autora do estudo 'O Impacto das Sementes de China no Esófago', lançou, no ano passado, um alerta que está a deixar a internet novamente em alvoroço: ingerir sementes de chia 'a seco' pode matar.

Para se obter os resultados desejados, é recomendado colocar 1 colher de sopa de sementes de chia em um copo com água, deixando descansar por cerca de 15 minutos e beber 20 minutos antes do almoço ou do jantar. Pode-se também adicionar o suco de meio limão e cubos de gelo nesta mistura para dar mais sabor.