Quem tem mioma sente Mal-estar?

Perguntado por: abonfim . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 7 votos

Se os miomas crescem muito, podem comprimir a bexiga e o intestino, levando à incontinência urinária e à constipação intestinal, respectivamente. Cólicas menstruais, dor durante o ato sexual e dores pélvica ou lombar também podem ser causados por miomas (1-3), embora mais raramente (4).

A grande maioria dos miomas não provoca sintomas, porém, alguns provocam aumento do fluxo menstrual, muitas vezes com coágulos, podendo resultar em anemia. Outro sintoma importante é o aumento do volume abdominal.

O aumento do fluxo menstrual causado pela presença dos miomas uterinos pode levar ao desenvolvimento de quadros de anemia. Essa condição caracteriza-se pelos baixos níveis de ferro no organismo que podem gerar complicações como, fraqueza, cansaço, tonturas, queda de cabelo e também prejudica a concentração e a memória.

Muitas vezes o diagnóstico de mioma é um achado ocasional, em uma ecografia pélvica realizada por outros motivos. O mioma preso ao útero por um pedículo – mioma pediculado – pode torcer e causar dor, náusea e febre.

Já os miomas submucosos formam-se na parede interna do corpo uterino, e são os que podem provocar maiores complicações e sintomas, como dor, aumento de sangramento (o que pode levar à anemia) e até mesmo dificuldade para engravidar.

Acredita-se que consumir alimentos com alto índice glicêmico – medida dos efeitos dos carboidratos nos níveis de glicose no sangue – pode potencialmente promover o crescimento dos miomas uterinos, aumentando as concentrações endógenas de fator de crescimento semelhante à insulina.

Segundo o médico, só deve haver alguma preocupação quando os sintomas dos miomas passam a incomodar. “Quando a mulher começa a se queixar do aumento do fluxo menstrual, de cólicas constantes, inchaço do abdômen, dores durante a relação sexual, sensação de pressão abaixo do umbigo, aí é preciso investigar.”

A dor lombar é um outro sintoma de quem vive com miomas uterinos. Então, exercícios de alongamento e fortalecimento ajudam a gerenciar esta dor. Opte por propor o exercício de força que dê mais prazer pois a lista de exercícios de fortalecimento é gigante.

Bebidas açucaradas, doces em geral, pão branco e arroz branco são alimentos com altos índices glicêmicos e podem levar a picos de açúcar no sangue e níveis de insulina mais elevados, que estão relacionados a outros hormônios que estimulam o crescimento dos miomas uterinos.

Caso estejam localizados na parede posterior do útero, eles também podem causar gases e constipação intestinal. Na parte da frente, eles podem ser responsáveis pelo mal funcionamento da bexiga.

No entanto, é possível que alguns miomas – em especial o que está localizado dentro do útero – atrapalhem a fertilidade e aumentem o risco de certas complicações na gestação, como: descolamento de placenta, crescimento do feto, parto prematuro e, em casos mais graves, aborto.

Pensar que mioma uterino engorda é um equívoco comum das mulheres. O que ocorre é que, além dos sintomas citados acima neste artigo, a doença tende ainda a causar o aumento do volume do útero.

Essa condição clínica pode fazer com que a paciente sinta tonturas, fraqueza e dores de cabeça. A pele também é afetada pela anemia, sendo que fica mais ressecada e perde sua vivacidade. Sangramento fora do período menstrual: há situações em que a mulher pode vir a ter sangramentos fora do período menstrual.

Miomas intramurais:
Podem levar a sintomas mais exuberantes que os dos miomas subserosos, como cólicas menstruais, dores abdominais, fluxo menstrual intenso e até anemia. Se estiverem próximos da cavidade uterina, podem eventualmente distorcê-la, interferindo na fertilidade.

Os miomas devem ser tratados independentemente de apresentar sintomas ou não. O tratamento pode ser por meio de medicamentos ou intervenção cirúrgica. É realizado de acordo com o histórico da paciente e da quantidade e tamanho dos nódulos. O tratamento medicamentoso pode ser feito tanto via uso oral como injetáveis.