Qual sentimento adoece o útero?

Perguntado por: omesquita . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.2 / 5 7 votos

As feridas emocionais acumuladas nesse útero geram sentimentos como o medo de ficar sozinha e desespero para encontrar um amor. As mulheres que possuem esse tipo de útero geralmente vêm de lares desestabilizados ou bagunçados, nos quais viveram algum tipo de abandono, indiferença ou problemas de relacionamento.

O útero não somente é um órgão fantástico com o poder de gerar a vida, de nos fornecer coordenadas sobre nossas emoções e comportamentos através do ciclo menstrual. O útero é um centro energético onde pulsa o sagrado feminino, nossa intuição e instintos.

Existem dois sentimentos principais que geram o aparecimento deste tumor benigno: desvalorização como mulher e abuso, que se reflectem em todas as suas facetas como mulher mamífera.

Para os acupunturistas, o mioma representa uma sobrecarga de energia.

O ato de tomar água inglesa para limpar o útero é recomendado por alguns médicos, inclusive, no pós-parto. Em alguns casos também é recomendado em casos de aborto, para que o corpo da mulher possa eliminar mais facilmente as toxinas que possam ter permanecido.

Como a endometriose é uma doença psicossomática por afetar tanto o físico como o emocional, os aspectos psicológicos encontrados nas mulheres são: baixa autoestima, imagem corporal alterada, comportamentos agressivos, isolamento social, depressão e ansiedade.

Suores noturnos. Perda de apetite. Dor nova e persistente. Problemas com a visão ou audição.

Geralmente, ela é causada por bactérias da vagina, principalmente, as adquiridas por contato sexual com um parceiro contaminado por alguma infecção sexualmente transmissível (IST). É o caso, por exemplo, da gonorreia e da clamídia.

Sangramento menstrual mais prolongado; Sangramento após a relação sexual e dores durante a relação.

O que se sabe é que a progesterona e o estrogênio influenciam o seu desenvolvimento, tanto que com a chegada da menopausa, e a queda na produção do estrogênio, o mioma costuma encolher e muitas vezes pode até desaparecer.

Como o mioma é alimentado pelo hormônio estrogênio, isso interfere nos grupos de risco - de acordo com os médicos, a probabilidade de ter o problema é maior em mulheres com mais de 35 anos, com excesso de peso, negras, que não tomam pílula anticoncepcional e que nunca tiveram filhos - e sse último caso se justifica ...

O aumento do fluxo menstrual causado pela presença dos miomas uterinos pode levar ao desenvolvimento de quadros de anemia. Essa condição caracteriza-se pelos baixos níveis de ferro no organismo que podem gerar complicações como, fraqueza, cansaço, tonturas, queda de cabelo e também prejudica a concentração e a memória.

Os miomas podem ser bastante sintomáticos e o estresse que se segue pode prejudicar o sono”, explica a especialista. “Sem um bom sono, pode ser difícil para os pacientes lidar com as incertezas da vida.” A falta de sono e a incapacidade de lidar com a situação podem contribuir para um ciclo contínuo de estresse.